Justiça aceita denúncia e Cabral vira réu pela 6ª vez na Lava Jato
A denúncia apontou que o esquema do ex-governador teria movimentado US$ 100 milhões no exterior
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça Federal aceitou mais uma denúncia contra o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. A ação apresentada pela força tarefa da Lava Jato foi acatada pelo juiz Marcelo Bretas, nesta quarta-feira (8/3). Com a decisão Cabral é réu em seis processos criminais.
A denúncia é um desdobramento das operação Eficiência e que apontou que o esquema do ex-governador teria movimentado US$ 100 milhões no exterior. Aponta ainda, 25 crimes de evasão de divisas, 30 crimes de lavagem de dinheiro e 9 crimes de corrupção passiva a duas pessoas que fizeram acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal (MPF).
Os crimes envolvendo a evasão de divisas do grupo criminoso por meio de operações dólar-cabo, expediente utilizado por operadores do mercado negro para remeter recursos para o exterior sem passar pela fiscalização das autoridades bancárias, são o foco deste processo.Atualmente o ex-governador está preso preventivamente em Bangu 8, no Rio e já responde a outras quatro ações penais na Justiça Federal no Rio e a uma na Justiça Federal no Paraná, todas desdobramentos da Lava Jato. (Com informações da Agência Estado)