metropoles.com

Julgamento suspenso: maioria do STF vota a favor do indulto de Natal

O Tribunal analisava se decreto beneficia presos por crimes de colarinho branco, como corrupção e peculato. Placar está em 6 x 2

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Moura/SCO/STF
plenário stf 2
1 de 1 plenário stf 2 - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A votação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade do decreto editado pelo presidente Michel Temer que concede o indulto de Natal foi suspensa nesta quinta-feira (29/11) devido ao pedido de vista do ministro Luiz Fux. O decreto passou por alterações em outubro de 2017 e, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), beneficia presos por crimes de colarinho branco, como corrupção e peculato.

Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio de Mello, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram a favor do texto editado por Temer – sendo assim, pela improcedência do pedido de suspensão feito pela PGR. Luís Roberto Barroso, ministro relator, e Edson Fachin votaram pela derrubada de parte do decreto.

Segunda votação
Por causa do pedido de vista de Luiz Fux e da suspensão da votação, ministros avaliaram se mantinham ou não a liminar concedida pelo relator: o texto ampliou o tempo mínimo de cumprimento da pena para obtenção do benefício previsto no decreto, de um quinto para um terço; previu a aplicação do indulto aos casos nos quais a condenação não for superior a 8 anos; e manteve suspensos os dispositivos que incluíam no indulto os chamados “crimes do colarinho branco”, entre outras alterações.

Os ministros Fachin, Weber, Fux e Cármen Lúcia foram a favor. Alexandre, Mendes, Marco Aurélio e Celso de Mello votaram de forma contrária à liminar de Barroso, mas Dias Toffoli pediu vista, deixando tudo como está. Assim, está mantida a liminar concedida pelo relator.

Com isso, o placar da votação está em 6 x 2 a favor do indulto. Faltam votar os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O julgamento deve ser retomado na próxima semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?