Julgamento de Lula: veja a checagem das informações nas redes sociais
A Agência Lupa está checando, ao longo desta quarta-feira (24/1), o grau de veracidade dos conteúdos mais compartilhados
atualizado
Compartilhar notícia
O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4, que acontece nesta quarta-feira (24/1) em Porto Alegre, é terreno fértil para a desinformação. Por causa disso, a Lupa vai avaliar – em tempo real – o grau de veracidade dos conteúdos mais compartilhados nas redes sociais sobre esse assunto. A equipe de checadores utilizará as ferramentas de monitoramento BuzzSumo, Crowdtangle, Domain Tools e o Monitor Digital da USP e atualizará esta reportagem ao longo do dia.
Acompanhe as checagens ao vivo no Twitter da Lupa e mande suas sugestões de checagem por meio do formulário #LupaAqui.
“A maior manifestação da história de Porto Alegre: 70 mil pessoas com Lula”
Publicação do site Revista Fórum, identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24), já teve 11 mil interações, segundo o Buzzsumo
Um ano antes, em 15 de março de 2015, a capital gaúcha também foi palco para outra manifestação de mesmo porte. Conforme a Zero Hora, foram 100 mil pessoas. Para o G1, até 120 mil.
“Defesa admite que Lula cometeu crime no caso triplex”
Publicação do site “Papo TV”, identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, já teve 4 mil interaçõesAté a manhã desta quarta-feira (24), a defesa de Lula não havia reconhecido nenhum crime cometido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com relação ao triplex do Guarujá (SP).
O texto do site “Papo TV” parece fazer uma interpretação do recurso que foi apresentado pela defesa do ex-presidente ao TRF-4. No documento, os advogados de Lula pedem a prescrição dos crimes a ele atribuídos (lavagem de dinheiro e corrupção passiva), argumentando o seguinte: “Caso se mantenha o quantum (tamanho da pena) imposto na sentença (do juiz Sérgio Moro), deve ser reconhecida a prescrição da pretensão punitiva retroativa, pois a referida pena prescreve em 6 (seis) anos, lapso temporal já transcorrido entre a suposta consumação do delito (em 8.10.2009) e o recebimento da denúncia”, diz a apelação, na página 22.
“Porto Alegre, agora [acompanhado de foto de manifestação pública]”
Foto publicada por usuário particular do Facebook que já teve 33 mil compartilhamentos
Circula pelas redes sociais foto que mostra uma multidão supostamente participando de ato em favor do ex-presidente Lula, em Porto Alegre. A imagem foi ao ar na tarde de terça-feira (23) e, até as 10h30 desta quarta-feira (24), já tinha mais de 33 mil compartilhamentos.
A imagem, no entanto, é da Venezuela e está na internet desde 2010, como mostra o site TinEye.
Os registros feitos pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, disponíveis no site Fotospublicas.com, mostram Porto Alegre na tarde de terça-feira.
“MST promete guerra civil em caso de prisão de Lula”
Publicação feita pelo site “The Folha” e identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, com 6,3 mil interações
Até a manhã desta quarta-feira (24), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, histórico apoiador do PT, não havia feito nenhum comunicado oficial nesse sentido. O movimento está mobilizado em diferentes capitais do país, em atos de apoio ao ex-presidente Lula. Os responsáveis prepararam uma tropa voluntária, formada por integrantes do movimento, para identificar e combater possíveis infiltrados nas manifestações que foram organizadas para acontecer na capital gaúcha.
Ainda vale ressaltar que o texto publicado pelo The Folha, e compartilhado cerca de 6 mil vezes apenas no Facebook, não cita informações sobre o planejamento do MST para o julgamento. Nele, não há nenhuma menção sobre promessa de guerra civil em caso de prisão de Lula, como sugere o título do post. O conteúdo se resume a uma defesa da absolvição do ex-presidente, publicada originalmente pelo site Brasil 247.
O The Folha se autodeclara “uma Rede Blogs da Mídia Livre formada por autodidatas, blogueiros realistas que trabalham por um Brasil melhor para todos e que defendem a Faxina Geral iniciada pela Lava Jato, independentemente de partidos, doa a quem doer”. O proprietário do domínio também detém outros 16 endereços, segundo o DomainTools. O e-mail indicado para contato com os mantenedores do site é o mesmo usado para administrar uma página no Facebook chamada Sérgio Moro Brasil.
“Deputados americanos enviam carta de apoio a Lula”
Publicação do site “Lula.com.br”, compartilhada mais de 11 mil vezes entre os dias 21 e 22 de janeiro de 2018, segundo o Monitor Digital da USPDoze congressistas americanos de fato assinaram uma carta endereçada ao embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Sérgio Silva do Amaral, em defesa de Lula, no dia 19 de janeiro. Na carta, eles afirmam que o juiz Sérgio Moro teve “conduta antiética” ao divulgar telefonema entre o petista e a ex-presidente Dilma Rousseff, com seus advogados e com sua família. Eles dizem ter esperança de que as autoridades judiciais do Brasil “não sejam influenciadas por outros políticos nem pela mídia”. Todos os deputados que assinam a carta são filiados ao Partido Democrata.
“99% de chances para Lula ter a pena dobrada pelo TRF-4”
Publicação do site “jornal21brasil.com.br”, identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, com 4 mil interaçõesTrata-se de um título “caça-clique” que não dialoga com o resto do conteúdo. Ele atrai o leitor apenas com o objetivo de ter o link seja acessado. O texto presente na página é cópia de um levantamento feito pela RedeTV, com informações da Agência Brasil, acerca das sentenças proferidas pelos desembargadores do TRF-4, os quais costumam manter ou aumentar as condenações dadas pelo juiz Sérgio Moro nos casos da Lava-Jato envolvendo políticos. Não há nenhuma menção às chances de Lula ter sua pena aumentada pelo tribunal ao longo de todo o texto.
Vale pontuar que o site G1 publicou nesta quarta-feira (24) um levantamento de todas sentenças emitidas pelo tribunal nos casos da Lava Jato e, de fato, os desembargadores tendem a aumentar as penas dos réus. De 71 casos analisados pelo tribunal, em 35 as penas foram aumentadas. Trata-se de uma taxa de 49,3%.
“Lula diz que vai mandar prender juízes e procuradores da Lava Jato”
Publicação do site “Notícias Brasil Online”, identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, com 2 mil interaçõesApesar de ter sido publicado na terça-feira, 23 de janeiro de 2018, o texto destaca uma frase dita por Lula no Congresso do PT, em São Paulo, no dia 5 de maio de 2017. À época, o ex-presidente fez uma piada sobre publicações feitas em jornais a respeito dos processos judiciais envolvendo o petista. “As manchetes dos jornais diziam que o PT acabou e diziam que amanhã o Lula vai ser preso. Faz dois anos que eu estou ouvindo isso. Se eles não me prenderem logo, quem sabe um dia eu mando prendê-los pelas mentiras que eles contam”, disse Lula. O conteúdo publicado pelo Notícias Brasil Online menciona que a fala do petista foi proferida “em tom descontraído”. O título é apenas um “caça-clique”.
“New York Times: ‘A evidência contra Lula está muito abaixo dos padrões que seriam levados a sério nos EUA’”
Texto publicado pelo site da revista “Fórum” em 23 de janeiro, identificado como um dos mais compartilhados desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, com 8,1 mil interaçõesO New York Times publicou, sim, texto do economista Mark Weisbrot, intitulado “A democracia do Brasil empurrada para o abismo”, criticando duramente o processo contra o presidente Lula.
Para o economista, as evidências contra o ex-presidente não seriam aceitas como prova em nenhuma corte americana, e a ausência do petista na eleição pode levar a um pleito “de muito pouca legitimidade”. Weisbrot conclui dizendo que a exclusão de Lula do processo eleitoral deste ano por um “judiciário politizado” seria “uma calamidade para os brasileiros, a região e o mundo”.
Mas vale destacar que se trata de um “op-ed”, ou seja, um texto de opinião de um analista não vinculado ao jornal, e não de uma reportagem ou editorial do próprio jornal.
“Conselheiro da rainha inglesa poderá acompanhar julgamento dentro da plenária do TRF-4”
Publicação do site “Notícias R7” e identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24), segundo o Google TrendsEm 1988, o advogado australiano Geoffrey Ronald Robertson ganhou o título de conselheiro da rainha Elizabeth. Mas se trata apenas de um título honorífico. Não significa que o advogado realmente aconselhe a rainha inglesa no seu cotidiano.
Nesta quarta-feira (24), Robertson está no TRF-4, em Porto Alegre. Ele representa os interesses do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Conselho de Direitos Humanos da ONU.
*Por Equipe Lupa