metropoles.com

Julgamento de HC de Lula no STF é o assunto mais comentado no Twitter

Em primeiro lugar na rede social no âmbito Brasil e terceiro no Mundial, a tag reúne prós, contras e memes pela soltura do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
site-lula-informa-a-justica-r-12-milhoes-de-patrimonio-lula-rindo-e1530181843652
1 de 1 site-lula-informa-a-justica-r-12-milhoes-de-patrimonio-lula-rindo-e1530181843652 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Pouco menos de 20 minutos após a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dar início ao julgamento que pode colocar em liberdade o ex-presidente Lula, o assunto tornou-se o mais comentado no Twitter do Brasil e o terceiro no mundo. A hashtag #LulaLivreUrgente chegou ao primeiro lugar nos assuntos mais comentados. Na sequência, a hashtag #LulaNaCadeia também subiu entre os tópicos e bateu na segunda posição no Brasil.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), propôs na tarde desta terça-feira (25/06/2019) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja solto imediatamente. A declaração foi feita durante a sessão da 2ª Turma da Corte, na tarde desta terça-feira (25/06/2019). Para o magistrado, o ex-presidente deve ser posto em liberdade até o término do julgamento do habeas corpus 164.493 que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

 

2 imagens
1 de 2

Reprodução/ Twitter
2 de 2

Reprodução/ Twitter

Acompanhando a tag, estão memes criados pelos seguidores do ex-presidente, preso no âmbito da Operação Lava Jato no caso triplex do Guarujá, além de pedidos de soltura. Confira:

Parlamentares também se referem, no próprio Twitter, ao depoimento do jornalista Gleen Greenwald, também nesta terça, à Câmara dos Deputados para participar de uma audiência pública sobre as reportagens publicadas com diálogos atribuídos ao ex-juiz Sergio Moro e o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. Veja:

Os favoráveis que esperam a continuidade da prisão do ex-presidente não saíram por baixo: a hashtag #LulaNaCadeia também tem espaço na rede social – tanto Brasil, como mundial – logo abaixo da tag inicial #LulaLivreUrgente. Dessa vez, opositores falam de ir às ruas manifestar em caso de soltura do petista.

2 imagens
1 de 2

Reprodução/ Twitter
2 de 2

Reprodução/ Twitter

Entenda
Após o julgamento do HC sair da pauta na última segunda-feira (24/06/2019), por ordem do próprio ministro Gilmar Mendes, a defesa do petista pediu destaque para a matéria. Após o início da sessão, a presidente da 2ª Turma, ministra Cármen Lúcia, ouviu os outros magistrados e decidiu votar o pedido de liberdade. Com isso, a análise do HC 164.493 deve ficar para o segundo semestre.

Na sessão desta terça, porém, o ministro deu razão à defesa de Lula, que alega alongamento da prisão, decretada após a condenação em segunda instância.

“Tem razão o nobre advogado quando alega o alongamento desse período de prisão diante da sentença e condenação confirmada em segundo grau. Como temos toda a ordem de trabalho organizada, o que eu proponho é de fato conceder uma medida para que o paciente aguardasse em liberdade a nossa deliberação completa. Encaminharia, nesse sentido, se a o colegiado assim entendesse”, disse Gilmar Mendes.

Caso triplex
Por meio do HC 164.493, a defesa do ex-presidente pede a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, no processo que levou à prisão o ex-presidente Lula, no caso do triplex do Guarujá, dentro da Operação Lava Jato.

O pedido foi feito antes do vazamento de supostas conversas entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, publicadas pelo site The Intercept Brasil. A publicação sugeriu que houve uma troca de colaboração entre as partes no âmbito da operação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?