Julgamento de HC de Lula no STF é o assunto mais comentado no Twitter
Em primeiro lugar na rede social no âmbito Brasil e terceiro no Mundial, a tag reúne prós, contras e memes pela soltura do ex-presidente
atualizado
Compartilhar notícia
Pouco menos de 20 minutos após a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dar início ao julgamento que pode colocar em liberdade o ex-presidente Lula, o assunto tornou-se o mais comentado no Twitter do Brasil e o terceiro no mundo. A hashtag #LulaLivreUrgente chegou ao primeiro lugar nos assuntos mais comentados. Na sequência, a hashtag #LulaNaCadeia também subiu entre os tópicos e bateu na segunda posição no Brasil.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), propôs na tarde desta terça-feira (25/06/2019) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja solto imediatamente. A declaração foi feita durante a sessão da 2ª Turma da Corte, na tarde desta terça-feira (25/06/2019). Para o magistrado, o ex-presidente deve ser posto em liberdade até o término do julgamento do habeas corpus 164.493 que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.
Acompanhando a tag, estão memes criados pelos seguidores do ex-presidente, preso no âmbito da Operação Lava Jato no caso triplex do Guarujá, além de pedidos de soltura. Confira:
Espero que a justiça seja feita hoje, soltar Lula é mostrar a deficiência no @STF_oficial,o câncer que se instalou nas entranhas do Brasil. #LulaLivreUrgente#Dia30AceleraBrasil
— Valentim (@RogerioValen) 25 de junho de 2019
#LulaLivreUrgente
Que se faça justiça urgente pic.twitter.com/V4dYLkVO8M— Olivio Barros (@OlivioBarros1) 25 de junho de 2019
Pause o gif e veja o futuro do BR#LulaLivreUrgente pic.twitter.com/YBMLYsMnN5
— Pilantra (@Malu_Uckermann) 25 de junho de 2019
Com esse super-herói, a bandidagem fica tranquila! rs #LulaLivreUrgente pic.twitter.com/deVNwaL3oQ
— leobidu™ (@leobidu) 25 de junho de 2019
Não quero criar expectativa porém toda via #LulaLivreUrgente pic.twitter.com/Q8XS6ZGUA7
— Aylma Oberlly (@oberlly_jpg) 25 de junho de 2019
#LulaLivreUrgente rei do Brasil e nem adianta chorar pic.twitter.com/W7ttXeMe97
— angel´ LOVER (@tayriharia) 25 de junho de 2019
Parlamentares também se referem, no próprio Twitter, ao depoimento do jornalista Gleen Greenwald, também nesta terça, à Câmara dos Deputados para participar de uma audiência pública sobre as reportagens publicadas com diálogos atribuídos ao ex-juiz Sergio Moro e o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. Veja:
Glenn na CDHM: “Impossível lutar contra a corrupção usando comportamento corrupto”. #VazaJato #LulaLivreUrgente
— Helder Salomão (@heldersalomao) 25 de junho de 2019
O @ggreenwald diz: “Nosso material é totalmente autêntico. Se alguém descobre que o material não é real, nós perderíamos nossa credibilidade para sempre. Verificamos com gente da própria Lava Jato a autenticidade das mensagens”. #LulaLivreUrgente
— Erika Kokay (@erikakokay) 25 de junho de 2019
O Governo sumiu aqui da Comissão que recebe o @ggreenwald. Na hora de mentir nas redes são valentes, mas pessoalmente… a história é outra. #LulaLivreUrgente #VazaJato
— Jandira Feghali (@jandira_feghali) 25 de junho de 2019
Os favoráveis que esperam a continuidade da prisão do ex-presidente não saíram por baixo: a hashtag #LulaNaCadeia também tem espaço na rede social – tanto Brasil, como mundial – logo abaixo da tag inicial #LulaLivreUrgente. Dessa vez, opositores falam de ir às ruas manifestar em caso de soltura do petista.
Sairemos às ruas, não tenham dúvidas disso.#lulanacadeia pic.twitter.com/kHYNdRKnUR
— Fernando Augusto (@Fernand43170881) 25 de junho de 2019
#LulaNaCadeia
VAMOS tomar as ruas desse país! pic.twitter.com/MzBvk1Wc0K— ? DHODJÓ ? (@andre_farro) 25 de junho de 2019
Seu lugar é na prisão! #LulaNaCadeia pic.twitter.com/BjJKRh1lDJ
— Dâmaris Pinheiro (@dampinheiro12) 25 de junho de 2019
#LulaNaCadeia e leve o Gilmar Mendes junto!pic.twitter.com/OTlrOXDxQo
— Passu Preto (@PretoPassu) 25 de junho de 2019
Gilmar Mendes, Mato Grosso tem nojo de vc…#LulaNaCadeia pic.twitter.com/2f0UlCzmkF
— Marcos Costa (@emarcoslive) 25 de junho de 2019
Entenda
Após o julgamento do HC sair da pauta na última segunda-feira (24/06/2019), por ordem do próprio ministro Gilmar Mendes, a defesa do petista pediu destaque para a matéria. Após o início da sessão, a presidente da 2ª Turma, ministra Cármen Lúcia, ouviu os outros magistrados e decidiu votar o pedido de liberdade. Com isso, a análise do HC 164.493 deve ficar para o segundo semestre.
Na sessão desta terça, porém, o ministro deu razão à defesa de Lula, que alega alongamento da prisão, decretada após a condenação em segunda instância.
“Tem razão o nobre advogado quando alega o alongamento desse período de prisão diante da sentença e condenação confirmada em segundo grau. Como temos toda a ordem de trabalho organizada, o que eu proponho é de fato conceder uma medida para que o paciente aguardasse em liberdade a nossa deliberação completa. Encaminharia, nesse sentido, se a o colegiado assim entendesse”, disse Gilmar Mendes.
Caso triplex
Por meio do HC 164.493, a defesa do ex-presidente pede a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, no processo que levou à prisão o ex-presidente Lula, no caso do triplex do Guarujá, dentro da Operação Lava Jato.