metropoles.com

Juizes federais dizem temer “pacto” do STF pela reforma da Previdência

Bolsonaro se reuniu com presidente do STF, Dias Toffoli, e pregou pacto entre os poderes. Maia e Alcolumbre também participaram da reunião

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) manifestou preocupação com o “pacto” proposto entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a favor da reforma da Previdência. De forma especial, a associação questiona a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, no acordo propalado.

Na terça-feira (28/05/2019) – dois dias após as manifestações em apoio à gestão do governo Bolsonaro – Jair Bolsonaro se reuniu com o ministro Dias Tofolli e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para firmar um pacto entre os poderes como tentativa de fazer avançar as pautas consideradas prioritárias no país.

“O que devemos fazer agora é um pacto pelo Brasil, estamos todos no mesmo barco e juntos podemos mudar esse país”, disse o porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros. Jair Bolsonaro (PSL) havia comentado sobre a intenção de fazer um acordo em entrevistas a programas de TV. Toffoli sugeriu iniciativa semelhante.

De acordo com Ajufe, a decisão do Supremo em apoiar a reforma da Previdência, através do pacto firmado, poderia ferir a Constituição. “Sendo o STF o guardião da Constituição, dos direitos e garantias fundamentais e da democracia, é possível que alguns temas da reforma da Previdência tenham sua constitucionalidade submetida ao julgamento perante a Corte máxima do país”, diz a nota.

Em seguida, a associação conclui que a ação ainda conflita com a imparcialidade do STF. “Isso revela”, complementa a nota da Ajufe, “que não se deve assumir publicamente compromissos com uma reforma de tal porte, em respeito à independência e resguardando a imparcialidade do Poder Judiciário, cabendo a realização de tais pactos, dentro de um estado democrático, apenas aos atores políticos dos Poderes Executivo e Legislativo.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?