metropoles.com

Juíza pede desculpas a Temer e suspende nomeação de Moreira Franco

Regina Coeli, do Rio de Janeiro, disse que um “magistrado não pode se trancar em seu gabinete e ignorar a indignação popular”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elza Fiúza/Agência Brasil
moreira franco
1 de 1 moreira franco - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Uma nova decisão judicial impede a nomeação de Moreira Franco para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da presidência da República. Após a Advocacia-Geral da União (AGU) derrubar nesta quinta-feira (9/2) a liminar que suspendia a posse, a juíza Regina Coeli Formisano, da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, acatou uma ação popular contra ele.

Em sua decisão, a juíza diz que um “magistrado não pode se trancar em seu gabinete e ignorar a indignação popular” para acolher a ação contra Moreira. Ela também pede perdão a Temer pela “insurgência”.

“Peço, humildemente perdão ao Presidente Temer pela insurgência, mas por pura lealdade as suas lições de Direito Constitucional. Perdoe-me por ser fiel aos seus ensinamentos ainda gravados na minha memória, mas também nos livros que editou e nos quais estudei. Não só aprendi com elas, mas, também acreditei nelas e essa é a verdadeira forma de aprendizado”, diz na decisão.

 

Decisão – Moreira Franco by Metropoles on Scribd

Moreira Franco é citado na Operação Lava Jato e, após a nomeação pelo presidente da República Michel Temer, passaria a ter foro privilegiado.

Assim que a decisão liminar do juiz Eduardo Rocha Penteado, da Justiça Federal do Distrito Federal, foi divulgada na tarde desta terça-feira (7), o governo acionou a AGU para fazer a defesa do ministro. O órgão, então, entrou com um recurso e logrou êxito nesta quinta.

A argumentação da AGU repetia o discurso feito por Moreira Franco, no dia de sua posse, de que a situação dele e do ex-presidente são “distintas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?