metropoles.com

Juiz Sérgio Moro aceita denúncia e Gim Argello vira réu na Lava Jato

Preso desde abril de 2016, ex-senador do DF é acusado dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
gim argello lava jato
1 de 1 gim argello lava jato - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta quinta-feira (9/8) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-senador do Distrito Federal (DF) Jorge Afonso Argello, mais conhecido como Gim Argello. Ele está preso desde abril de 2016, acusado dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.

A acusação afirma que o ex-parlamentar atuou para obstruir os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instauradas no Senado e na Câmara dos Deputados em 2014. O objetivo de ambos os colegiados era apurar “fatos ilícitos cometidos contra a Petrobras”, conforme a peça acusatória do MPF.

Segundo os investigadores, houve acerto de pagamento de propina a Argello para evitar a convocação de empreiteiros para prestarem depoimento na CPI e na CPMI.

Conforme diligência da força-tarefa da Lava Jato, entre junho e dezembro de 2014, o ex-senador solicitou e aceitou promessa de vantagem indevida no valor de R$ 5 milhões da empresa Galvão Engenharia, recebendo efetivamente parte desse montante (R$ 1,6 milhão) por intermédio dos seguintes partidos: Social Liberal (PSL), Trabalhista do Brasil (PTdoB) e Ecológico Nacional (PEN).

De acordo com a acusação, o valor foi travestido de doação oficial com a posterior emissão de cinco recibos eleitorais e registros junto à Justiça Eleitoral, tudo para dar aparência lícita à propina e reinserir os valores na economia formal.

Outro lado
Procurado pela reportagem, o advogado de Gim Argello, Marcelo Bessa, não havia se pronunciado até a última atualização desta matéria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?