metropoles.com

Juiz rejeita denúncia que acusa Palocci e Mantega de beneficiar Odebrecht

Palocci, Marcelo Odebrecht e Mantega teriam negociado, segundo o MPF, edição de medida provisória para beneficiar a Odebrecht

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
mantega palocci
1 de 1 mantega palocci - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Justiça Federal do Distrito Federal rejeitou a denúncia da Operação Lava Jato contra os ex-ministros Antônio Palocci e Guido Mantega por suposto recebimento de propina da Odebrecht em troca da aprovação de medidas provisórias no Congresso. A decisão foi tomada nessa terça-feira (22/12) pelo juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.

A acusação do Ministério Público Federal (MPF) partiu da delação do empresário Marcelo Odebrecht. Mantega e Palocci foram denunciados por corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.

Segundo o MPF, Palocci, Odebrecht e Mantega teriam negociado, entre 2008 e 2010, a edição de medida provisória para beneficiar empresas do grupo Odebrecht, com intenção de permitir a solução de questões tributárias do grupo.

O juiz Marcus Vinicius concluiu que a denúncia do MPF não descreveu objetivamente todas as circunstâncias dos supostos crimes, não apresentando elementos que justificassem a abertura de uma ação penal.

“A extensa peça acusatória original, cuja narrativa transita no limite tênue da inépcia por não descrever, objetivamente, todas as circunstâncias dos fatos ilícitos, como exige o Código de Processo Penal, imputa aos demais denunciados condutas atípicas e desprovidas de elementos mínimos que lhe deem verossimilhança”, escreveu o magistrado.

Ele ainda criticou o uso de elementos repassados pelos delatores como prova das acusações: “Anoto que mensagens eletrônicas trocadas entre os réus colaboradores, bem como planilhas de controle financeiro elaboradas e alimentadas com dados por estes fornecidos equivalem às declarações que prestaram em termo de colaboração, porquanto inoficiosas e produzidas unilateralmente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?