metropoles.com

Juiz nega homologar acordo do MPF com Guido Mantega

Acordo evitaria a prisão do ex-ministro, em troca Mantega forneceria informações sobre operações do BNDES

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO
guido-mantega1
1 de 1 guido-mantega1 - Foto: MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, negou nesta segunda-feira (2/10) a homologação do acordo firmado entre o Ministério Público Federal no Distrito Federal e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. A colaboração evitaria a prisão de Mantega. A informação é do jornal O Globo.

O acordo foi fechado entre o ex-ministro e o MPF no mês passado. No Termo de Ciência e Compromisso, Mantega concordou em apresentar informações sobre operações financeiras realizadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em troca, o Ministério Público se comprometeria, pelo acordo, a não pedir a detenção do ex-ministro.

Esse termo é diferente de uma delação premiada, na qual o colaborador admite o cometimento de crimes em troca de benefícios, como a redução de pena ou progressão de regime. No Termo de Compromisso, a pessoa não precisa reconhecer crime e fornece informações em troca de benefícios.

Com a decisão da Justiça de Brasília, ainda sob sigilo, Guido Mantega não terá mais a garantia de que não pode vir a ser preso ou alvo de diligência, como buscas e condução coercitiva. Sem a homologação, o acordo não tem validade e a imunidade oferecida a ele, acordada com o Ministério Público, não é autorizada.

Empréstimos
O ex-ministro é investigado na operação Bullish, que apura supostas irregularidades nos empréstimos concedidos pelo BNDES, por meio do BNDES Par, ao frigorífico JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Em depoimento prestado à Polícia Federal em junho, Joesley disse que Guido Mantega atuou para beneficiar a empresa JBS nas operações com o banco público. O empresário afirmou também que as negociações com o BNDES começaram quando Guido Mantega era presidente do banco, durante o governo Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?