metropoles.com

Juiz Marcelo Bretas condena cinco por desvios na Eletronuclear

Sentença diz respeito a crimes investigados na Operação Pripyat, desdobramento da Lava Jato, e delatados por executivos da Andrade Gutierrez

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eletronuclear/Reprodução
eletronuclear
1 de 1 eletronuclear - Foto: Eletronuclear/Reprodução

Cinco pessoas foram condenadas pela Justiça Federal no Rio de Janeiro, em primeira instância, por crimes relacionados a contratos da Eletronuclear, empresa controlada pela União e responsável pela construção e operação de usinas nucleares no país.

A sentença, emitida nesta sexta-feira (27) pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, refere-se a crimes investigados a partir da Operação Pripyat, desdobramento da Lava Jato deflagrado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em 6 de julho de 2016. A investigação teve origem na delação premiada de executivos da empreiteira Andrade Gutierrez.

A sentença divulgada nesta sexta-feira condenou: Luiz Messias e José Eduardo Costa Mattos a 4 anos e 6 meses de prisão cada, além do pagamento de cem dias-multa, por corrupção passiva; Delmo Pereira Vieira à mesma pena, por lavagem de ativos; Luiz Soares a 7 anos e 6 meses de cadeia e ao pagamento de 170 dias-multa pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro; além de José Antunes Sobrinho, a 7 anos e 6 meses de prisão e ao pagamento de 170 dias-multa por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A reportagem não conseguiu localizar representantes dos cinco condenados nesta noite.

O principal investigado pela Operação Pripyat foi o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva, condenado anteriormente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?