metropoles.com

Juiz manda secretaria do GDF se manifestar sobre reuniões com Jair Renan

Advogado entrou com ação para saber se idas do filho 04 de Bolsonaro à pasta têm relação com aquisição de empresa por preço baixo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Renan Bolsonaro
1 de 1 Renan Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), determinou que a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal preste informações sobre as reuniões mantidas pela pasta com Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A decisão é do dia 13 de agosto e ainda cabe recurso.

“Não há qualquer restrição ou impedimento para o fornecimento de algumas das informações pretendidas pelo impetrante, de modo que se considera ilegal, em parte, o ato coator, de negativa de acesso a algumas informações solicitadas”, diz trecho da decisão (entenda o que foi solicitado, abaixo).

O processo foi movido pelo escritório Hernandez Lerner & Miranda, contestando a decisão da secretaria de se recusar a informar os registros de entrada e saída de Jair Renan em suas dependências desde 2019, como solicitado no começo do ano. A pasta também se negou a dizer quem participou das reuniões e o que foi tratado nos encontros.

O autor da ação argumentou ter tentado obter os dados por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mas a secretaria negou o pedido, alegando que a solicitação está em “desconformidade com os interesses públicos do Estado” e trata-se de informações pessoais.

De acordo com o escritório, as informações deveriam ser divulgadas ao público porque o filho de Bolsonaro poderia atuar para favorecer interesses particulares de sua empresa, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia. A sede da empresa, no estádio Mané Garrincha, teria sido obtida com a administração distrital “a preço camarada”.

A empresa, criada em novembro do ano passado, com capital de R$ 105 mil, tem Jair Renan como único sócio. É especializada em organização, promoção e criação de conteúdo publicitário para feiras, congressos, exposições, festas e eventos esportivos.

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer do DF, que informou ter recebido a intimação na manhã desta quarta.

“O processo corre na 2ª Vara da Fazenda Pública, o qual a defesa é feita pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF). A Secretaria de Esporte e Lazer do DF prestará informações a partir do momento em que forem solicitadas pela PGDF”, diz a nota.

O Metrópoles também procurou Jair Renan, que não retornou até o momento. O espaço permanece aberto.

Quais informações devem ser prestadas?

O juiz atendeu manifestação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que foi a favor da divulgação dos registros de frequência de Jair Renan na Secretaria de Esporte e Lazer do DF. No parecer, o órgão também não viu problemas no fornecimento de dados sobre agendas públicas, atas e lista de presença em reuniões que tiveram a participação do rapaz.

De acordo com a decisão, a secretaria deverá apenas informar se Jair Renan participou de reuniões com autoridades públicas, os assuntos deliberados nas reuniões, se houve registro dos encontros em atas e se foi celebrado algum pacto ou contrato com ele ou com pessoas jurídicas das quais seja sócio ou administrador.

O juiz negou, no entanto, acesso às atas das reuniões “porque podem conter outras informações que dependeriam da análise de seu conteúdo para se permitir o acesso”.

“O fato de a reunião ter como pauta o esporte e o lazer evidencia o interesse público dos dados”, diz Carnacchioni. “Ressalto que a administração é pautada pela supremacia do interesse público sobre o particular.”

Leia a íntegra da decisão:

Jair Renan by Metropoles on Scribd

Empresa é alvo da PF

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?