metropoles.com

Juiz federal nega liminar para vetar nomeação de Rolando de Souza na PF

Ação popular apontava desvio de finalidade na indicação do novo diretor-geral da PF, alçado ao cargo depois de o STF vetar Alexandre Ramagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Gov MT
1 de 1 Divulgação/Gov MT - Foto: null

O juiz federal Francisco Alexandre Ribeiro, da 8ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), negou liminar pedida em uma ação popular que pretendia anular a nomeação de Rolando Alexandre de Souza para a Diretoria-Geral da Polícia Federal (PF). A decisão data de segunda-feira (18/05/2020).

Responsável pela ação, o advogado Rubens Alberto Gatti Nunes aponta desvio de finalidade e afirma que Souza só foi indicado para o cargo porque o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi impedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de empossar o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.

Foi justamente por desvio de finalidade que o ministro do STF Alexandre de Moraes barrou a nomeação de Ramagem, no fim de abril. Impossibilitado de colocar, no cargo, o nome que pretendia originalmente, Bolsonaro nomeou, então, o braço direito de Ramagem, Souza, que até então era secretário de Planejamento da Abin.

Para o advogado, o objetivo de Bolsonaro ao trocar o comando da Polícia Federal não teria sido “o atendimento do interesse público, mas, sim, a satisfação de interesses particulares, a fim de intervir em investigações policiais (…) em favor de seus filhos e aliados políticos”. Ele destaca ainda que os principais focos de Bolsonaro eram o STF e a PF do Rio de Janeiro, cujo superintendente já foi alterado pelo novo diretor-geral.

O juiz avaliou, contudo, que mesmo que haja “relação funcional de confiança” entre Souza e Ramagem, seria “forçoso convir que não se tem notícia de qualquer elo de ligação entre ele, Rolando, e o próprio presidente Bolsonaro ou algum de seus familiais”. Não há, no entendimento do juiz, relação comprovada do novo diretor-geral com o “imbróglio escandaloso envolvendo a frustrada nomeação do delegado Ramagem”.

Ele também pontuou que vetar o nome de Souza poderia ferir a presunção de inocência, já que não há comprovação de que ele seja “cúmplice” de Ramagem em alguma “empreitada ilícita ou criminosa, ainda em estágio inicial de apuração”. O novo diretor-geral também tem, defendeu, currículo que justifique a nomeação.

“Com o evidente recuo do Presidente da República em tornar sem efeito tal polêmica nomeação, conformando-se à limitação imposta pelo Supremo Tribunal Federal, tenho que o Poder Judiciário deva prestigiar, até prova em contrário, a nova nomeação feita para a Direção Geral da Polícia Federal”, escreve.

Indeferimento de liminar – … by Bruna Aidar on Scribd

5 imagens
Rolando Alexandre foi nomeado diretor-geral da PF pelo presidente Jair Bolsonaro
Delegado Rolando Alexandre toma posse como chefe da PF
Posse foi feita sem cerimônia, uma hora após a nomeação em edição extra do Diário Oficial da União
Presidente assina o termo de posse do novo diretor-geral da PF
1 de 5

Novo diretor da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza

2 de 5

Rolando Alexandre foi nomeado diretor-geral da PF pelo presidente Jair Bolsonaro

Isac Nóbrega/PR
3 de 5

Delegado Rolando Alexandre toma posse como chefe da PF

Isac Nóbrega/PR
4 de 5

Posse foi feita sem cerimônia, uma hora após a nomeação em edição extra do Diário Oficial da União

Isac Nóbrega/PR
5 de 5

Presidente assina o termo de posse do novo diretor-geral da PF

Isac Nóbrega/PR

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?