metropoles.com

Juiz da presidência do STJ deu prejuízo de R$ 1 bi à União, diz jornal

Informações da PF reveladas pela Folha de S.Paulo dizem respeito a sentenças irregulares que teriam sido proferidas pelo magistrado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Fachada do Superior tribunal de justiça - STJ
1 de 1 Fachada do Superior tribunal de justiça - STJ - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O juiz Augustino Lima Chaves é investigado pela Polícia Federal (PF) por suposto favorecimento a empresas durante o período em que atuou na 20ª Vara da Justiça Federal do Ceará. As decisões proferidas pelo magistrado teriam gerado prejuízo de R$ 984 milhões aos cofres da União.

Augustino foi um dos alvos da operação Skiagraphia, com mandatos de busca e apreensão emitidos na última sexta-feira (20/5). Até este dia, ele atuava como juiz assistente no gabinete da presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O cálculo do valor diz respeito ao montante que a União deixou de arrecadar devido às decisões do juiz. A investigação avalia suposto beneficiamento a 27 grandes empresas entre 2012 e 2016, que não teriam pago dívidas com a União.

O delegado Joécio Holanda afirmou, em coletiva de imprensa na sexta-feira (20/5), que os magistrados atuariam junto ao escritório Borges Neto Advocacia. Os sócios do escritório teriam relações com Augustino e sua esposa.

Holanda explicou que, dentro do sistema criminoso, o modus operandi era simular que os processos fiscais eram encaminhados para a Procuradoria da Fazenda. “Mas não saía da Justiça. Com isso, a Procuradoria sequer sabia que o processo existia e não tinha condições de fazer a defesa da União. Assim, o processo seguia por anos sem a efetiva defesa e com decisões que fogem a qualquer limite de decisão do juiz”, explicou

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?