metropoles.com

Juiz citado em delação adia depoimento de Joesley na Operação Bullish

Ricardo Augusto Soares Leite integra a 10ª Vara Federal, onde tramitam ações de outra operação que investiga empresas do dono da JBS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AYRTON VIGNOLA/ESTADÃO CONTEÚDO
‘Tem que manter isso, viu?’, disse Temer sobre mesada a Cunha, segundo Joesley
1 de 1 ‘Tem que manter isso, viu?’, disse Temer sobre mesada a Cunha, segundo Joesley - Foto: AYRTON VIGNOLA/ESTADÃO CONTEÚDO

A 10ª Vara Federal, em Brasília, adiou o depoimento do executivo Joesley Batista, da JBS, marcado inicialmente para esta segunda-feira (22/5), no inquérito da Operação Bullish — investigação sobre financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao grupo. A mudança de data foi autorizada, na sexta (19), pelo juiz Ricardo Augusto Soares Leite, citado por Joesley na delação à força-tarefa da Lava Jato.

Em seu depoimento, o empresário relata que um advogado da JBS, Willer Tomaz, teria afirmado que era amigo do magistrado, com objetivo de vender influência. O criminalista teria contado que “tinha proximidade” com o juiz porque na 10ª Vara tramitam ações referentes à Operação Greenfield, que investiga fraudes nos maiores fundos de pensão do país. Dois deles, Petros e Funcef, são acionistas indiretos da Eldorado Brasil, produtora de celulose do grupo JBS.

Ricardo Leite também é o juiz que determinou o fechamento do Instituto Lula, reformada em segunda instância.

O magistrado adiou o julgamento de Joesley a pedido do empresário e de outros três delatores do Grupo, Wesley Mendonça Batista, Francisco de Assis e Silva e Ricardo Saud, que também seriam ouvidos pela PF.

Joesley reside em Nova York, nos Estados Unidos, para onde se mudou depois que fechou acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR). O executivo é o pivô da maior crise do governo de Michel Temer. Ele gravou conversa com o presidente na noite de 7 de março, no Palácio do Jaburu.

Temer alega que o áudio foi manipulado e adulterado. Sua defesa pediu uma perícia na gravação, que será realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística — órgão central de perícias da Polícia Federal.

O juiz Ricardo Leite entendeu “necessária a manifestação do Ministério Público Federal do Distrito Federal sobre o pedido” e determinou o adiamento do depoimento de Joesley e dos outros três executivos da JBS. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?