metropoles.com

Juiz adia decisão e Maluf passará Ano-Novo na Papuda

Magistrado definiu prazo de 10 dias para que o IML e o complexo prisional respondam questionamentos enviados pela defesa do político

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO
Maluf-debilitado1
1 de 1 Maluf-debilitado1 - Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO

O juiz Bruno Macacari, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), adiou, nesta quarta-feira (27/12), a decisão sobre o pedido de prisão domiciliar do deputado federal Paulo Maluf (PP). Com a determinação, o político, que se encontra atualmente em regime fechado, deverá passar o Ano-Novo no Complexo Penitenciário da Papuda.

Na sentença, o magistrado adia a decisão definitiva sobre a prisão domiciliar do ex-prefeito de São Paulo para um “momento posterior às elucidações pertinentes e às eventuais impugnações a serem feitas pela defesa”. O juiz determina prazo de 10 dias para que o Instituto Médio Legal (IML) e o Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda respondam aos questionamentos complementares enviados nesta quarta (27) pelos advogados do parlamentar.

Segundo o juiz, “como o IML está em regime de plantão no fim do ano, isso inviabilizaria a resposta imediata aos 40 quesitos formulados [pela defesa]”.

Macacari afirma que a decisão sobre o benefício “depende do pleno esclarecimento dos pontos levantamentos pela defesa”. Além disso, segundo o juiz, “nada indica que o sentenciado esteja sob risco de saúde ou submetido a tratamento degradante”.

No mesmo documento, o magistrado determina que “desde logo” o complexo penitenciário instale suportes e barras de proteção na cela de Maluf.

A defesa do deputado federal protocolou, nesta quarta, um pedido de manifestação de técnicos do IML e do CDP sobre as informações elencadas no laudo médico divulgado na terça (26). Segundo a perícia, elaborada no dia 22 de dezembro por médicos do instituto, o estado de saúde do político é grave, mas não requer cuidados fora das instalações penitenciárias.

Questionamentos
A defesa de Maluf alega que os diagnósticos elencados no Laudo n° 52.111/17 são “incompletos e insuficientes”. De acordo com os advogados, o documento “ignorou” a doença cardiovascular do parlamentar. “Todavia, esse é justamente o agravo que coloca direta e mais agudamente em risco a vida de Maluf e para a qual se requer estrutura específica de atendimento de urgência”, informou, por meio de nota, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

Na petição, estão elencados 33 novos quesitos a serem enviados para o IML e o CDP. Os questionamentos foram elaborados por Sami El Jundi, médico e perito criminal do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

A equipe de advogados do deputado já havia apresentado 18 perguntas a serem respondidas por um laudo complementar do IML. O resultado do novo exame, contudo, ainda não consta nos autos do processo.

Condenação
Maluf foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, em regime fechado, pelo crime de lavagem de dinheiro. O político é acusado de desvios milionários em obras viárias, como o Túnel Ayrton Senna, a Avenida Água Espraiada, em São Paulo, entre 1993 e 1996, período em que foi prefeito da cidade.

O político está preso em regime fechado na cela 10 da Ala B, no Bloco 5 do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda, na chamada “Ala dos Vulneráveis”. Ele foi transferido para Brasília na última sexta (22), após se entregar à Polícia Federal em São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?