metropoles.com

INSS: Justiça suspende revisão do teto concedido antes de 1988

Pedido foi feito pela AGU ao TRF-3, que abrange São Paulo e Mato Grosso do Sul. Mais de 1,5 milhões de pessoas podem ser atingidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Previdência social
1 de 1 Previdência social - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), as ações de revisão do teto para benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedidos antes de 5 de outubro de 1988 pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) estão suspensas.

O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) foi proposto pela AGU, com o objetivo de solucionar controvérsias que se multiplicam sobre o tema.

A ideia, portanto, é uniformizar o julgamento do tema para que casos parecidos não tenham resultados diferentes. O TRF-3 abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Mais de 1,5 bilhão de aposentados e pensionistas do INSS podem ser atingidos com a decisão, segundo estimativa da AGU. São 633 mil aposentadorias e 848 mil pensões do tipo concedidas antes da Constituição Federal.

A suspensão será mantida até que o pedido da AGU seja julgado pelo tribunal.

Decisão
A discussão gira em torno da aplicação dos tetos instituídos por emendas constitucionais aos benefícios concedidos antes de 1988.

A AGU defende a fixação da tese de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que tratou da possibilidade de readequação do teto.

A decisão não alcança os casos anteriores à promulgação da Constituição, em 1988, e não autoriza a alteração da metodologia de cálculo dos benefícios concedidos nessa data.

“A atuação é importante para evitar que o entendimento fixado pelo STF em um determinado contexto jurídico-normativo seja importado equivocadamente para outro contexto e possa abranger benefícios anteriores a 1988″, explica o procurador federal Fábio Monnerat.

O INSS entende que a pretensão formulada nesse número gigantesco de ações não merece ser acolhida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?