metropoles.com

Inquérito dos Portos: Barroso mantém indiciamento de Michel Temer

Defesa do presidente argumentou que delegado não podia indiciar autoridades com foro privilegiado, mas ministro do STF rejeitou alegação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
barroso_posse_tse_vac4728
1 de 1 barroso_posse_tse_vac4728 - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve nesta terça-feira (23/10) a decisão da Polícia Federal (PF) de indiciar o presidente Michel Temer pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os investigadores encaminharam na semana passada à Corte o relatório final do Inquérito dos Portos, no qual Temer é suspeito de ter beneficiado empresas que atuam no Porto de Santos com um decreto presidencial. As informações são do jornal O Globo.

A defesa questionou a decisão do delegado federal Cleyber Lopes de indiciar o presidente, porque existe decisão do plenário do STF, em outro processo, estabelecendo que a PF não tem poderes para indiciar autoridades com direito a foro especial. Na deliberação, contudo, Barroso deu razão ao delegado.

“O indiciamento é ato expressamente previsto em lei, que não ressalva de sua incidência os ocupantes de cargos públicos. Impedir o indiciamento apenas de uma classe de pessoas, sem fundamento constitucional ou legal, configuraria uma violação aos princípios da igualdade e da República, ao conferir um privilégio exclusivo e injustificado a determinadas autoridades”, escreveu o ministro.

Noção de República
“A igualdade formal veda as discriminações arbitrárias e todos os tipos de privilégios. Trata-se de fundamento central da noção de República. Nas repúblicas, todos os cidadãos são iguais e devem estar sujeitos às mesmas normas”, completou Barroso, que é relator do caso no STF.

Agora, caberá à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, decidir se apresenta denúncia contra Temer ou se pede o arquivamento do inquérito por falta de provas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?