metropoles.com

Inquérito da Odebrecht: Fachin dá 15 dias para PGR decidir sobre Temer

Raquel Dodge deve definir se aceita denúncia. Presidente é investigado por supostos repasses de propina junto com outros emedebistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
TSE registro de Lula
1 de 1 TSE registro de Lula - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 15 dias para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) decida sobre o destino do presidente da República, Michel Temer (MDB), no inquérito da Odebrecht. Nessa investigação, o emedebista é suspeito de participar de esquema de propina junto com outros integrantes do partido.

O ministro do Supremo encaminhou à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o relatório final apresentado pela Polícia Federal, segundo o qual há indícios de que o então vice de Dilma Rousseff recebeu vantagem indevida da empreiteira. A PF aponta os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Confira íntegra da decisão:

Decisão Fachin by Metropoles on Scribd

O caso aconteceu antes que Temer assumisse a Presidência, por isso a PGR pode arquivá-lo ou denunciar o político e deixar o inquérito parado, para continuidade na primeira instância quando o emedebista sair do Palácio do Planalto.

Entenda
De acordo com o inquérito, durante um jantar no Palácio do Jaburu em 2014, Temer e executivos da Odebrecht acertaram o repasse de R$ 10 milhões da empreiteira ao partido (MDB) naquele ano. Desse total, R$ 1,4 milhão teria sido entregue ao presidente por meio do coronel João Baptista Lima, amigo de Michel Temer. Os demais valores foram distribuídos para outros integrantes da legenda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?