metropoles.com

Grupo de Cabral e Pezão cobrou propina em obras para asfaltar cidades

Repasse de 8% sobre valor dos contratos era feito por sete empresas que venceram a disputa no programa “Asfalto na Porta”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
Ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão
1 de 1 Ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Polícia Federal revelou que conseguiu reunir provas de que o grupo liderado pelo ex-governador Sérgio Cabral e o atual governador Luiz Fernando Pezão cobrou propina em contratos para
levar asfalto para as cidades fluminenses. O repasse de recursos foi feito supostamente por sete empresas que venceram a disputa para tocarem o programa “Asfalto na Porta”, orçado em R$ 700 milhões. As informações são do jornal O Globo.

Segundo a PF, cada empresa repassava 8% dos valores dos contratos. O programa foi lançado em 2012 a partir de um empréstimo de R$ 3,6 bilhões, concedido pelo Banco do Brasil ao governo do Rio de Janeiro.

Uma das empresas que fez parte do suposto esquema foi a JR Pavimentação, do empresário Luís Alberto Gomes Gonçalves, o Beto, que teve sua prisão decretada durante a Operação Boca de Lobo, a mesma que levou Pezão à prisão. Beto se apresentou nesta sexta-feira à PF, prestou um longo depoimento e foi encaminhado ao presídio. O teor de seu depoimento não foi revelado.

A operação Boca de Lobo, da Polícia Federal, cumpriu nove mandados de prisão, entre eles o do governador Luiz Fernando Pezão. Ele é acusado de ter mantido em seu governo o esquema de propinas que já funcionava durante o governo de Sérgio Cabral, já preso. Os crimes apurados pela PF são corrupção, lavagem de dinheiro, participação em organização criminosa e outros crimes ligados à fraudes em licitações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?