metropoles.com

Gilmar Mendes envia à PGR quatro ações contra Braga Netto

Os pedidos têm como base as supostas ameaças do ministro da Defesa, condicionando as eleições de 2022 à aprovação do voto impresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
gilmarmendes-840×556
1 de 1 gilmarmendes-840×556 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou, nesta terça-feira (27/7), para a Procuradoria-Geral da República (PGR), quatro ações apresentadas à Corte contra o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, por supostas ameaças às eleições de 2022, condicionando-a ao voto impresso.

Cabe ao procurador-geral da República, Augusto Aras, decidir se há elementos para abrir uma investigação formal contra o ministro. O envio à PGR é uma medida de praxe.

Os pedidos foram protocolados pelos deputados Natália Bonavides (PT-RN), Bohn Gass (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP), Alexandre Frota (PSDB-SP) e pelo advogado Ronan Wielewski Botelho, com base em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Braga Netto teria, por meio de interlocutores, ameaçado o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), condicionando as eleições do ano que vem à aprovação do voto impresso, uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ministro e presidente da Câmara negaram de forma superficial o ocorrido.

Após a denúncia vir à tona, parlamentares acionaram o Supremo pedindo que as supostas ameaças de Braga Netto sejam apuradas, diante do risco para a estabilidade democrática para o país. Deputados também se articulam para enterrar de vez a proposta, que deve ser analisada no próximo dia 5 de agosto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?