Gilmar Mendes: “Bolsonaro passa a ideia de um homem angustiado”
O ministro do STF disse que encontrou com o presidente e percebeu que ele está preocupado com o enfrentamento da crise no país
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta quarta-feira (22/04), que encontrou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e percebeu que ele está preocupado com a crise do coronavírus. As declarações foram dadas em entrevista ao portal Uol.
“Eu estive com o presidente e ele me passou a ideia de um homem extremamente angustiado em questão desses enfrentamentos todos”, declarou o magistrado.
Segundo Gilmar Mendes, “tem havido uma certa fricção” entre os Poderes. Ele avaliou que Bolsonaro decidiu seguir o “presidencialismo de coalizão”, buscando apoio de bancadas parlamentares. Contudo, diz que o chefe do Executivo se aliou a pessoas inexperientes na política.
“Ele tentou fazer uma releitura desse presidencialismo e isso certamente não cabe a folga desejada no Congresso. Por outro lado, ele conta com uma bancada expressiva para os temas brasileiros. Ou contava, mas gente ainda muito pouco experiente no processo parlamentar”, disse o ministro.
O ex-ministro Ayres Britto também participou da conversa. Para ele, “a certa hostilidade do Poder Executivo com os outros Poderes não é tão grande “a ponto de instabilizar o país”. “O princípio da separação dos Poderes, além de elemento da democracia, é cláusula pétrea. Os Poderes estão aí para funcionar permanentemente”, declarou.