metropoles.com

Gilmar Mendes após novos diálogos da Vaza Jato: “Que gente ordinária!”

Ministro do STF criticou a atuação dos membros da Lava Jato e citou as novas mensagens envolvendo a morte da mulher do ex-presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Gilmar-Habeas
1 de 1 Gilmar-Habeas - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em meio a sessão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (27/08/2019), o ministro Gilmar Mendes teceu duras críticas aos procuradores da Operação Lava Jato. Ele citou as novas mensagens divulgadas pela manhã e disse que os membros da força-tarefa são “gente ordinária”.

“Que gente ordinária. Se achavam soberanos. E nós somos cúmplices. É altamente constrangedor para este tribunal”, disparou o magistrado. “Gente tramando patifaria no submundo”, continuou.

Ainda com relação aos diálogos publicados pelo site The Intercept, em parceria com o portal Uol, Gilmar Mendes lamentou as falas dos procuradores sobre a morte de Dona Marisa, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Gente que comemora a morte de alguém. Que falta de sensibilidade moral”, declarou.

Para o ministro, os procuradores da Lava Jato não cumpriram com o seu devido papel e interferiram em causas que não são inerentes à atuação da força-tarefa. “Descobri agora que o chefe do Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] nacional, trazido por [Sergio] Moro, prestava serviços a [Deltan] Dallagnol ilegalmente. Descemos demais na escala das degradações”, avaliou.

“Gente que tem que ter imparcialidade, essência, que tem a obrigação de não fazer excesso de acusação, fazendo esse tipo de coisa. Faltou controle. É gente com a mente muito obscura. Isso é a República de Curitiba”, avaliou Gilmar Mendes. E finalizou: “É preciso que haja um instrumento para o combate à corrupção. Não se combate crimes cometendo crimes”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?