metropoles.com

Gilmar Mendes acusa Ernesto Araújo de propagar fake news

Chanceler alegou que o STF tirou autoridade do presidente da República para tomar medidas de isolamento em relação à pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF
ministro gilmar mendes
1 de 1 ministro gilmar mendes - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes acusou, na noite dessa quarta-feira (10/3), o chanceler Ernesto Araújo de divulgar informações falsas sobre a decisão tomada pela Corte, em abril do ano passado, na qual esclarece que estados e municípios, além da União, também têm autonomia para regulamentar medidas de isolamento em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em uma rede social, o ministro das Relações Exteriores do Brasil disse, ao criticar comentário veiculado em um canal de televisão norte-americano, que “após uma decisão da Suprema Corte de abril de 2020, “os governadores estaduais — não o presidente — têm, na prática, toda autoridade para estabelecer ou administrar todas as medidas de distanciamento social”.

“Fake news”, assinalou o ministro Gilmar Mendes, na mesma rede social, em resposta ao chanceler brasileiro. “Eis o fato: o Supremo Tribunal Federal decidiu que as administrações federal, estadual e municipal têm competência para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis de governo são responsáveis pelo desastre que estamos enfrentando”, complementou o magistrado.

3 imagens
Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
1 de 3

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo

Raylson Ribeiro/MRE
3 de 3

Alan Santos/PR

Na postagem, Ernesto Araújo elencou uma série de medidas adotadas (e capitalizadas) pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao longo da pandemia do novo coronavírus, como o pagamento do auxílio emergencial para “67 milhões de pessoas pobres, os mais afetados pelas medidas de isolamento social (adotadas pelos governadores) e a crise econômica que

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?