metropoles.com

Gilmar diz que Lula pode recorrer para tirar ações das mãos de Moro

Por 3 a 2, a Segunda Turma do STF aceitou nesta terça-feira (24/4) recursos apresentados pelos advogados do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Gilmar-mendes2-840×5451
1 de 1 Gilmar-mendes2-840×5451 - Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse, nesta terça-feira (24/4), que não cabe a implicação da decisão da Segunda Turma da Corte para todos os casos com envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, segundo ele, a defesa do petista pode entrar com recursos para retirar do juiz federal Sérgio Moro processos contra o ex-presidente sob a alegação de que não envolvem fatos diretamente relacionados ao esquema de corrupção instalado na Petrobras.

Por 3 a 2, a Segunda Turma do STF aceitou nesta terça (24/4) a apelação, apresentada pelos advogados de Lula, para retirar de Moro trechos da delação da Odebrecht que narram fatos relativos a investigações em torno do político. Por decisão de três dos cinco ministros da turma, os documentos serão encaminhados à Justiça Federal de São Paulo.

De acordo com o Ministério Público, essas colaborações relatam a ocorrência de reformas no sítio em Atibaia (SP), aquisição de imóveis para uso pessoal, instalação do Instituto Lula e pagamentos de palestras. As condutas poderiam funcionar como retribuição a favorecimento da companhia.

Na sessão desta terça-feira (24/4), os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes concordaram com os argumentos dos advogados do ex-presidente, de que os fatos relatados não dizem respeito a crimes relativos à Petrobras.

“Poderá haver recursos em relação a processos, em posse de Sérgio Moro, sob o argumento de que não se trata de Petrobras. Isso pode vir até aqui (ao Supremo) em outro contexto”, comentou Gilmar Mendes a jornalistas, ao final da sessão.

“A competência (neste caso) é de São Paulo, em relação às questões envolvidas com isso. Não sei qual é a implicação em todos os casos”, ressaltou o ministro

De acordo com o ministro, o STF fez uma reaferição, ao deixar com Moro fatos relacionados ao esquema de corrupção instalado na Petrobras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?