metropoles.com

Gilmar deve levar suspeição de Moro a julgamento, ignorando Fachin

O argumento central do ministro do Supremo Tribunal Federal é que esse julgamento já se iniciou e deve ser concluído

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ministro do STF Gilmar Mendes
1 de 1 Ministro do STF Gilmar Mendes - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes deve ignorar a decisão tomada pelo colega Edson Fachin e levar a julgamento pela 2ª Turma da Corte, possivelmente já nesta terça-feira (9/3), a ação impetrada pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que trata da suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

O STF afirmou, nesta segunda-feira (8/3), que o habeas corpus apresentado pela defesa de Lula, questionando suspeição de Moro nos processos contra o ex-presidente na Operação Lava-Jato, “perdeu o objeto”. Na prática, Moro escaparia do julgamento sobre suas ações como magistrado responsável pelos processos da operação.

Porém, o caso se encontra com pedido de vista de Gilmar e o argumento central do magistrado é que esse julgamento já se iniciou e deve ser concluído. As informações são da coluna do Guilherme Amado, na revista Época.

Outro argumento, segundo interlocutores do ministro, é o que diz o artigo 96 do Código de Processo Penal, segundo o qual o reconhecimento de suspeição deverá preceder qualquer outro, inclusive de incompetência para julgar.

Se isso ocorrer, a Lava Jato ainda poderá sofrer uma revisão criminal em massa, a partir do entendimento que, se Moro era parcial para julgar Lula por razões políticas, era parcial para julgar qualquer político.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?