metropoles.com

Gilmar: anistia ao caixa 2 pode ser debatida em “momento oportuno”

Desde o ano passado, a Câmara tenta aprovar uma proposta para beneficiar os políticos que utilizaram dinheiro não contabilizado em campanha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Gilmar Mendes
1 de 1 Gilmar Mendes - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu nesta sexta-feira (24/3) que o debate sobre a anistia ao caixa 2 pode ser feito no Congresso em um “momento oportuno”. O magistrado comparou a aprovação de uma norma que “perdoasse” os políticos que usaram dinheiro não declarado em campanhas eleitorais com a lei da repatriação de recursos aprovado pelo Congresso. A nova regra permitiu que brasileiros trouxessem de volta ao país recursos não declarados que estavam depositados no exterior.

“O Congresso tem aprovado várias anistias. Votou a anistia da repatriação, que fez com que muita gente trouxesse dinheiro de fora, e ninguém está dizendo que essa anistia é inconstitucional. Esse (caixa 2) é um debate que tem que se travar num momento oportuno”, disse.

Desde o ano passado, a Câmara tenta aprovar uma proposta para beneficiar os políticos que utilizaram dinheiro não contabilizado em campanha. O debate voltou a surgir nas últimas semanas após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviar ao Supremo Tribunal Federal a nova lista de pedidos de investigação da Operação Lava Jato, com base nas delações da Odebrecht.

Em outras declarações, o presidente do TSE já defendeu que pode haver caixa 2 sem corrupção, desde que o dinheiro não seja fruto de propina e se trate apenas de verbas não contabilizadas. Segundo ele, se doação eleitoral via caixa 2 não estiver associada a origem ilícita do dinheiro não deve ser objeto de punição penal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?