metropoles.com

Fux vota por absolver Pezão da acusação de abuso de poder

Caso teve seu desfecho no TSE adiado devido a um pedido de vista do ministro Admar Gonzaga. Não há prazo para julgamento ser retomado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux
1 de 1 Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em sua última sessão como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Fux votou nesta segunda-feira (13/8) por absolver o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e seu vice, Francisco Dornelles, da acusação de abuso de poder político e econômico movida pelo Ministério Público Eleitoral.

Na ação, o MPE acusou os dois de terem aumentado o salário de servidores fluminenses durante o período eleitoral, em 2014. A conduta é vedada pela Lei das Eleições, que proíbe os reajustes acima da inflação nos seis meses que antecedem o pleito.

Fux seguiu o voto do relator, ministro João Otávio Noronha, que também havia se manifestado pela absolvição dos acusados. O caso, porém, teve seu desfecho no TSE adiado devido a um pedido de vista do ministro Admar Gonzaga. Não há prazo para o julgamento ser retomado.

Esse é apenas um dos processos aos quais Pezão responde na Justiça Eleitoral. Em 8 de fevereiro, ele chegou a ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mas recorreu ao TSE, que ainda não julgou a apelação. Nesse processo, o governador foi condenado por conceder benefícios a empresas prestadoras de serviço ao estado, em troca de posteriores doações à campanha, em 2014.

Pezão e Dornelles negam as acusações. No recurso ao TSE, eles alegam que as contas de campanha de 2014 foram aprovadas pela Justiça Eleitoral, e também de não haver comprovação de relação entre doações e contratos firmados pelo Poder Público com as empresas envolvidas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?