metropoles.com

Fux envia à PGR notícia-crime contra Bolsonaro por notas fiscais frias

Peça baseia-se em notícia do site Agência Sportlight de que o então deputado federal Bolsonaro teria “superfaturado notas de combustíveis”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República, nesta quarta-feira (29/04), notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), baseada em denúncia feita pelo jornalista Lúcio de Castro e publicada no site Agência Sportilight, no último dia 7, de que o chefe do Executivo federal, quando deputado federal, teria “superfaturado notas fiscais de combustíveis”. São informações do portal Conjur.

Segundo a reportagem, Bolsonaro, quando parlamentar federal, gastou em média R$ 4,1 mil em 11 idas a dois postos de gasolina do Rio de Janeiro, entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2011.

A petição contra Bolsonaro, enviada ao Supremo pelo criminalista Sidney Duran Gonçalez, sustenta que cruzamento de dados públicos do Congresso e as notas fiscais de abastecimento enviadas à Câmara, segundo a reportagem, mostram que o então parlamentar abasteceu em dois postos diferentes no mesmo dia, apesar dos muitos litros comprados

Além disso, informa a reportagem, o deputado federal teria abastecido automóveis no Rio de Janeiro mesmo quando registrou presença em Brasília.

Verba indenizatória

A verba indenizatória para combustível foi instituída em 2001, mas desde 2009 não está previsto o reembolso para assessores parlamentares.

Por conta disso, houve o pedido para que o Supremo aceitasse a notícia-crime e a remetesse à Procuradoria-Geral da República, que poderá formalizar denúncia contra o presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?