metropoles.com

Fux diz que presidir STF é “desafiador” no atual ambiente político

O ministro divulgou balanço de um ano frente à chefia da Corte, alegando que o tribunal contribui para a “estabilidade institucional”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Luiz Fux
1 de 1 Luiz Fux - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (22/9), ao divulgar o balanço de um ano de sua gestão à frente da Corte, que é “desafiador” conduzir o tribunal em meio à pandemia de Covid-19 e ao atual ambiente político.

“A missão de presidir a Suprema Corte brasileira tem sido desafiadora, especialmente no contexto da pandemia da Covid-19 e da complexidade do ambiente político hodierno”, declarou Fux, no início da sessão plenária do STF.

Segundo ele, “para além da crise sanitária que vivenciamos, a atual conjuntura trouxe reflexos político-institucionais e socioeconômicos, que têm testado o vigor das nossas instituições políticas”.

O ministro disse ainda que, diante dos desafios apresentados, o STF “não se quedou inerte” e se mostrou “altivo, estável, resiliente e coeso”, de modo “vigilante”.

“A Suprema Corte tem contribuído fortemente para com a estabilidade institucional do Brasil e sua retomada econômica”, afirmou.

Fux afirmou ainda que o Supremo é o exemplo de que “a democracia deriva do dissenso institucionalizado e não da discórdia visceral ou do caos generalizado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?