metropoles.com

Funaro entra com queixa-crime contra Yunes por declarações à PGR

Preso na operação Sépsis, o corretor é apontado pelo Ministério Público como operador do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
funaro yunes
1 de 1 funaro yunes - Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

A defesa do corretor Lúcio Bolonha Funaro entrou com uma queixa-crime contra José Yunes, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer. Assinada pelo advogado Bruno Espiñeira, a queixa é uma reação às declarações de Yunes à Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo o ex-assessor da Presidência, Funaro teria entregado em seu escritório um “pacote” a pedido do atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Preso na operação Sépsis, o corretor é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como operador financeiro do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que também cumpre pena.

A entrega do “pacote” coincide com os fatos expostos pelo ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho em seu acordo de colaboração premiada na Operação Lava Jato. De acordo com o anexo entregue por Melo Filho ao MPF, o escritório de Yunes teria sido o local de entrega de um dos pagamentos relacionados ao R$ 10 milhões solicitados por Michel Temer em um jantar no Palácio do Jaburu.

“Esses pagamentos, no valor de R$ 4 milhões, foram realizados via Eliseu Padilha, preposto de Temer, sendo que um dos endereços de entrega foi o escritório de advocacia do Sr. José Yunes, hoje Assessor Especial da Presidência da República”, disse o delator. Yunes pediu demissão após o anexo da delação de Melo Filho vir a público, em dezembro de 2016.

Bruno Espiñeira, responsável pela defesa de Funaro, afirma que a queixa-crime tem como objetivo “resgatar a verdade do fatos” relacionados à suposta entrega no escritório de Yunes.

Defesa
“Não tenho conhecimento da queixa. José Yunes prestou todos os esclarecimentos devidos à PGR e no momento oportuno irá se manifestar sobre a inicial de Lúcio Funaro”, disse o criminalista José Luis Oliveira Lima, que representa José Yunes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?