metropoles.com

Família de ex-trabalhador exposto a amianto receberá R$ 1,2 milhão

Os parentes receberão a indenização após o homem falecer de um tipo de câncer maligno por ter tido contato com a substância cancerígena

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
martelo-juiz
1 de 1 martelo-juiz - Foto: IStock

A juíza Juliana Campos Ferro Lage, da 2ª Vara do Trabalho de Pedro Leopoldo (MG), condenou uma indústria a indenizar a família de um ex-trabalhador, em quase R$ 1,2 milhão, por exposição ao amianto – mineral altamente cancerígeno.

De acordo com o processo, o homem trabalhou de 1973 a 1974 na empresa e esteve em permanente contato com fibras de amianto dispersas no ar. Ele faleceu em 2020, com mesotelioma maligno avançado, tipo de câncer característico da exposição ao amianto.

A empresa alegou que a doença que supostamente acometeu o ex-trabalhador não tem relação com o trabalho que desempenhou, e que o homem não foi exposto ao amianto ou asbesto enquanto lá trabalhou.

Já a perícia médica constatou que o problema que acometeu o ex-funcionário está relacionado com a exposição. O especialista constatou que “os documentos juntados aos autos evidenciam exposição ocupacional pregressa ao asbesto”.

Ao analisar o caso, a juíza julgou procedentes os pedidos. Para ela, “a ré foi negligente, agindo de forma culposa por omissão quanto à prevenção e eliminação de riscos à saúde do trabalhador”.

Ela destacou ser inegável a dor sofrida em razão da comprovada perda de capacidade laborativa e suas consequências, sendo devida a reparação por danos morais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?