metropoles.com

Fachin pede a Fux adiamento de julgamento sobre suspeição de Moro

Caso envolvendo o ex-juiz da Lava Jato e o ex-presidente Lula foi pautado pelo ministro Gilmar Mendes e contestado pelo relator da operação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson Jr./SCO/STF
Fachin, que é relator do processo, também pediu manifestações da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União
1 de 1 Fachin, que é relator do processo, também pediu manifestações da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Após o ministro Gilmar Mendes decidir pautar na 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, pedida pela defesa do ex-presidente Lula, o ministro Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava Jato na Corte, decidiu pedir o adiamento do julgamento e o envio do caso para o presidente da Corte, ministro Luiz Fux – que terá que resolver a divergência.

“Considerando que a Presidência da Segunda Turma vem de incluir em pauta o HC 164.493, apesar de estar ele concluso neste gabinete e apesar de ter sido julgado prejudicado, indico o adiamento do feito”, escreveu em seu despacho. “Ante o exposto, indico o adiamento e determino a remessa dos autos à Presidência para que resolva questão de ordem”, afirmou.

A decisão de Fachin é mais uma rixa com o ministro Gilmar Mendes, que integra a ala anti-Lava Jato no tribunal.

Com esse movimento, Fachin coloca Fux dentro da estratégia para preservar a Lava Jato. O presidente da corte terá que avaliar se o processo de suspeição poderá ainda ser julgado.

Na segunda, após anular as condenações de Lula, Fachin declarou que o processo de suspeição de Moro tinha o perdido o objeto e não precisava mais ser analisado.

Gilmar Mendes, porém, além de ser presidente da Segunda Turma, havia pedido vista e segurava o julgamento da suspeição de Moro desde o fim de 2018, e decidiu recolocar o processo em julgamento após a entrada do ministro Nunes Marques, por avaliar que a suspeição acabaria  concedida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?