metropoles.com

Fachin nega pautar pedido de Palocci antes de STF concluir HC de Lula

Demanda do ex-ministro chegou à Corte na sexta-feira (23/3), um dia depois de o plenário admitir habeas corpus do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Avlt6A0s6Fw610dWqzm8UXo5z01tW7JIjbUdM74uvtSX-840×5771
1 de 1 Avlt6A0s6Fw610dWqzm8UXo5z01tW7JIjbUdM74uvtSX-840×5771 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin rejeitou nesta segunda-feira (26/3) um pedido da defesa do ex-ministro Antonio Palocci que cobrava a realização do julgamento de um habeas corpus (HC) já na sessão desta terça-feira (27) na Segunda Turma do Supremo.

Segundo a defesa alegou, a decisão do plenário de admitir para julgamento o HC do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolvia a questão jurídica que havia sido apontada pelo relator como motivo para julgar o pedido: as divergências de entendimento entre a 1ª Turma e a 2ª Turma do Supremo sobre cabimento de habeas corpus.

Os advogados sustentaram que a maioria dos ministros entendeu cabível o habeas corpus apresentado por Lula diretamente ao tribunal, mesmo sem ter sido respeitada a ordem natural da apresentação de recursos. Assim, a defesa afirmava que essa decisão tornava desnecessário julgar no pleno o pedido de Palocci e, por isso, pedia a análise na Segunda Turma.

Conforme Fachin afirmou, não era possível atender ao pedido da defesa, apontando que o julgamento relativo a Lula ainda não foi finalizado.

“Considerando o não encerramento do julgamento do HC 152.752/PR, apontado pela defesa como representativo de posição do Tribunal Pleno, deixo, por ora, de apreciar a petição indicada, sem prejuízo de eventual e oportuno exame”, disse Fachin.

O pedido de Palocci chegou ao Supremo na sexta-feira (23), um dia depois de o plenário decidir, por 7 votos a 4, que podem ser julgados habeas corpus apresentados, independentemente de alguns detalhes processuais então motivando a negação deles. A defesa afirma que o cabimento do HC de Lula deve ser estendido ao de Palocci.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?