metropoles.com

Fachin nega HC para anular ação penal contra gestor preso na Lava Jato

O ex-gerente de Empreendimentos da Petrobras, Márcio de Almeida, foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
STF retoma nesta quinta julgamento sobre rito do impeachment de Dilma – Brasília(DF), 17/12/2015
1 de 1 STF retoma nesta quinta julgamento sobre rito do impeachment de Dilma – Brasília(DF), 17/12/2015 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao habeas corpus no qual os advogados do ex-gerente de Empreendimentos da Petrobras, Márcio de Almeida Ferreira, pediam anulação da ação penal. O empresário foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.

Os advogados alegavam que a integralidade dos acordos de colaboração que implicariam Márcio de Almeida não teria sido franqueada à defesa. No entanto, de acordo com o ministro do STF, a questão trazida foi objeto de análise na sentença, na qual o juízo de primeiro grau apontou que elementos probatórios alegados pela defesa diziam respeito a fatos envolvendo outras pessoas e empresas ainda sob investigação, e não compõem o objeto da ação penal.

Para o ministro, a existência de elementos de provas relacionadas a outros contextos não invalida a condenação, ainda pendente de recurso. “Com efeito, não se revela viável, em sede de habeas corpus, dissentir das premissas estabelecidas quanto à inexistência de elementos probatórios sonegados à defesa, até mesmo por força dos limites cognitivos da via eleita”, destacou Fachin.

O relator ressaltou ainda que o habeas corpus não é meio processual adequado para desconstituir as premissas analisadas pelas instâncias próprias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?