metropoles.com

Fachin envia pedido de liberdade de Lula para 2ª turma

Relator da Lava Jato no STF também dá prazo de 5 dias para que STJ, TRF-4 e 13º Vara Federal no Paraná se pronunciem sobre suspeição de Moro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
STF retoma nesta quinta julgamento sobre rito do impeachment de Dilma – Brasília(DF), 17/12/2015
1 de 1 STF retoma nesta quinta julgamento sobre rito do impeachment de Dilma – Brasília(DF), 17/12/2015 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava Jato, encaminhou nesta terça-feira (6/11) um despacho à Segunda Turma da Corte, onde pede a análise do recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual os advogados levantam a suspeição do juiz Sérgio Moro e pedem a anulação do processo do tríplex do Guarujá e a liberdade para Lula.

No despacho, o ministro ainda deu prazo de cinco dias para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná prestem esclarecimentos sobre a tese de suspeição de Moro, levantada pelos advogados.

Além do próprio ministro Edson Fachin, a 2ª Turma do STF é composta pelos ministros Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

Este último recurso foi apresentado ao STF após o ministro Sérgio Moro aceitar o convite feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça em seu futuro governo. Moro é responsável pela condenação de Lula e pela pena de 9 anos e seis meses de prisão – depois aumentada para 12 anos e um mês de reclusão pelo TRF4. A defesa alega dupla militância de Moro e acusa o juiz de ter influenciado, com sua atuação, no processo eleitoral de 2018.

“Segundo recentes revelações, já públicas e notórias, [Moro] mantinha contato com a alta cúpula da campanha do presidente eleito – que, por seu turno, manifestou desejo de que o Paciente venha a ‘apodrecer na cadeia'”, ressaltam os advogados.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?