metropoles.com

Fachin envia pedido de anulação da delação da J&F ao plenário do STF

Procuradoria-Geral da República e defesa dos executivos do grupo têm 15 dias para encaminhar alegações finais. Depois caso será julgado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Fachin, que é relator do processo, também pediu manifestações da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União
1 de 1 Fachin, que é relator do processo, também pediu manifestações da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin (foto em destaque) encerrou nesta quinta-feira (28/2) a instrução do pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para homologar a rescisão do acordo de colaboração dos executivos do grupo J&F.

Com a decisão, a PGR terá 15 dias para enviar à Corte as alegações finais do caso e, em seguida, as defesas dos delatores terão o mesmo prazo para se manifestar. Após o cumprimento do prazo, o gabinete do ministro vai enviar o caso para julgamento pelo plenário da Corte.

Em setembro de 2017, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu ao Supremo a rescisão do acordo de colaboração de Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, e do executivo do grupo Ricardo Saud. Desde então, Edson Fachin, relator do caso, analisa a questão.

Segundo a PGR, os acusados omitiram a participação do ex-procurador Marcelo Miller em favor dos interesses do grupo J&F e uma suposta conta bancária de Saud no Paraguai. No entanto, para a procuradoria, as provas que foram obtidas e basearam investigações penais contra vários políticos deverão ser mantidas e somente os benefícios do acordo precisam ser anulados.

Após pedido de rescisão, Fachin decretou a prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud, mas eles conseguiram liberdade provisória a partir de uma decisão da Justiça Federal em Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?