metropoles.com

Fachin diz que negou prisão domiciliar a Meurer por condições do presídio

O ex-deputado federal faleceu vítima do coronavírus. Ele havia pedido ao ministro do STF prisão domiciliar, mas não foi atendido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ministro Edson Fachin
1 de 1 Ministro Edson Fachin - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nesta terça-feira (14/7) uma nota em que justifica a decisão individual de negar prisão domiciliar ao ex-deputado federal Nelson Meurer, que morreu em decorrência da pandemia de coronavírus.

Segundo o magistrado, no momento da análise, relatórios do presídio e da Vara de Execuções Penais indicavam que não havia risco de contaminação na penitenciária.

“A decisão monocrática [individual], sem olvidar [esquecer] do enquadramento de Nelson Meurer no grupo de vulnerabilidade, pautou-se na realidade apresentada pelo juízo corregedor de referida penitenciária, no sentido de que não se encontrava com ocupação superior à capacidade, destacando a existência de equipe de saúde lotada no estabelecimento”, diz trecho da nota.

Primeiro condenado pelo STF na operação Lava Jato, Meurer foi internado após um exame positivo para a Covid-19, mas morreu na manhã do último domingo (12/7), aos 77 anos.

A morte de Nelson Meurer foi confirmada pelo advogado do ex-deputado e pela direção da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, onde ele cumpria pena de 13 anos e 9 meses pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a defesa, diversos pedidos de prisão domiciliar para Meurer foram negados pelo STF, desde novembro de 2019. O ex-deputado foi preso em outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?