metropoles.com

Fachin bloqueia R$ 12,7 milhões de Geddel Vieira Lima

Ministro deu prazo de 15 dias para a defesa se manifestar sobre a denúncia apresentada pela PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Geddel
1 de 1 Geddel - Foto: Reprodução

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou, nesta quarta-feira (6/12), o bloqueio de R$ 12,7 milhões de cotas em empreendimentos imobiliários que teriam sido usadas para lavagem de dinheiro pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, seu irmão, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Marluce Vieira Lima, mãe dos dois, e o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho. A informação é do jornal O Globo.

A decisão foi tomada a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em ofício enviado ao STF na última terça-feira, com a denúncia apresentada contra o grupo.

De acordo com a reportagem, o valor que Dodge pediu para ser sequestrado corresponde à lavagem supostamente cometida por meio das empresas GVL Empreendimentos, M&M Empreendimentos, Vespasiano Empreendimentos e Cosbat Construção e Engenharia. As empresas construíram sete empreendimentos. Parte desses imóveis será alvo do confisco.

Fachin também deu prazo de 15 dias para os quatro apresentarem manifestação de defesa sobre a denúncia apresentada. Terão o mesmo prazo Gustavo Pedreira do Couto Ferraz, ex-secretário de Defesa Civil de Salvador, e Job Ribeiro Brandão, ligado à família Vieira Lima. Os dois também foram denunciados por suspeita de participação no esquema.

Segundo o texto, na mesma decisão, o ministro determinou a abertura de novo inquérito para investigar a prática de peculato por parte de Geddel, a mãe, o irmão deputado e outro irmão, Afrísio Vieira Lima Filho. Eles são suspeitos de se apropriar de até 80% dos rendimentos pagos pela Câmara dos Deputados a servidor, bem com o desvio de finalidade relativo a outros funcionários vinculados ao deputado federal denunciado.

Dodge também pediu a imposição de medidas cautelares a Lúcio Vieira Lima e à mãe dele: recolhimento noturno, monitoramento eletrônico e pagamento de fiança. Fachin determinou que ambos se manifestassem sobre esse pedido antes de tomar a decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?