metropoles.com

Fachin atende defesa de Lula e suspende julgamento virtual no STJ

A Corte iria analisar um processo do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá, mas advogados alegaram falta de comunicação prévia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do julgamento virtual de um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá (SP). A votação estava em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os embargos haviam sido incluídos em pauta. Os advogados do petista consideraram a iniciativa uma violação ao próprio regimento interno do STJ, que prevê comunicação prévia à defesa.

O advogado Cristiano Zanin Martins solicitou ao próprio STJ a suspensão do julgamento, mas não foi atendido. Ele então recorreu ao Supremo.

Na decisão, Fachin escreve que o STJ não cumpriu ritos previstos em seu regimento, o que justifica a concessão da liminar. “Depreendo configurada ilegalidade flagrante no ato coator a justificar a concessão da liminar, pela aparente inobservância do direito da defesa no exercício de faculdades regimentais prévias ao início da sessão de julgamento”, escreveu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?