metropoles.com

Ex-senador Clésio Andrade é condenado no mensalão tucano em MG

Político é acusado de lavagem de dinheiro e recebeu sentença de 5 anos, 7 meses e 15 dias por desvios em estatais mineiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Senado/Reprodução
Clesio
1 de 1 Clesio - Foto: Agência Senado/Reprodução

O ex-senador Clésio Andrade (MDB) foi condenado a 5 anos, 7 meses e 15 dias de reclusão por participação do esquema de desvios – conhecido como mensalão tucano – de R$ 3,5 milhões em estatais mineiras em 1998. O objetivo era financiar a campanha malsucedida de Eduardo Azeredo (PSDB) ao governo do estado em 2014: ele saiu derrotado pelo atual governador de Minas Gerais Fernando Pimentel.

No pleito, Andrade concorreu a vice-governador de Azeredo, que já foi sentenciado em segunda instância a 20 anos e 1 mês de prisão, sob acusação de desvio de dinheiro público (crime de peculato) e lavagem de dinheiro.

A condenação de Clésio Andrade ocorreu na sexta-feira (11/5) e foi determinada pela juíza titular da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Lucimeire Rocha. Segundo ela, o ex-senador praticou lavagem de dinheiro por meio de empresas do operador Marcos Valério, conhecido pelo processo do Mensalão. No entanto, a magistrada absolveu o ex-senador da acusação de peculato.

Atual presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Sest/Senat, Clésio Andrade divulgou nota na qual afirma ter recebido a sentença “com espanto e indignação”. Ele a classifica como “injusta, absurda e contraditória”. O ex-parlamentar diz, ainda, que irá recorrer da decisão, bem como provar sua inocência no caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?