Ex-presidente é recebido com festa no aeroporto de Curitiba
Bancada do PT no Congresso Nacional, Dilma Rousseff e militantes promoveram recepção calorosa a Lula, antes de ele ir depor a Sérgio Moro
atualizado
Compartilhar notícia
Boa parte da Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado e na Câmara dos Deputados trocou Brasília na manhã desta quarta-feira (10/5) por Curitiba (PR). Ao lado da presidente cassada Dilma Rousseff, deputados federais e senadores, além de parlamentares do estado, promoveram uma calorosa recepção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na capital curitibana para depor, pela primeira vez, ao juiz Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal.
Lula pousou em um hangar do Aeroporto Internacional Afonso Pena às 10h10, em voo particular fretado, acompanhado de seguranças. O avião com o ex-presidente decolou de São Paulo às 9h30.Entoando o coro “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”, deputados e senadores fizeram questão de prestar solidariedade ao ex-presidente, que é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava-Jato. O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), postou em seu Twitter um vídeo do momento da chegada (veja abaixo).
Postagem do líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zaratini:
Bancada do PT na Câmara e no Senado unida em defesa do Lula e da Democracia #LulaEuConfio #BrasilComLula pic.twitter.com/9YWTGy5G1i
— Deputado Zarattini (@CarlosZarattini) 10 de maio de 2017
Tranquilidade
De acordo com o ex-presidente do PT-DF e atual coordenador da Liderança do PT no Senado, Wilmar Lacerda, Lula desembarcou tranquilo em Curitiba. “Ele tirou fotos, tomou café com a gente e disse que, depois dos mais de 70 depoimentos agendados nesta fase, não restará dúvidas sobre sua inocência. Ele está absolutamente tranquilo”, detalhou Wilmar Lacerda, que está na capital paranaense.
O ex-presidente da República ficou cerca de 40 minutos no hangar com seus apoiadores. Depois, seguiu para a sede da Justiça Federal, onde prestará depoimento. Pouco antes de chegar ao prédio, ele desceu para cumprimentar apoiadores, como mostra o vídeo abaixo, postado na página oficial de Lula no Facebook:
Ato público
Por sua vez, a presidente cassada Dilma Rousseff, congressistas e lideranças de entidades do movimento social – como Central Única dos Trabalhadores (CUT) , Movimento dos Trabalhadores Sem-terra (MST) e União Nacional dos Estudantes (UNE) – foram direto para a Praça Santos Andrade, no centro da cidade, onde os manifestantes pró-Lula estão concentrados. Há a possibilidade de o próprio ex-presidente seguir para lá após sua oitiva.
De acordo com a coordenação do movimento pró-Lula, 20 mil pessoas de todo o país participam dos atos em defesa do ex-presidente em Curitiba. A Secretaria de Segurança Pública do Estado, calcula em 7 mil pessoas o número de manifestantes que se dirigiram a capital (em 130 ônibus) especialmente por conta do depoimento desta quarta-feira. Também há manifestação de pessoas contrárias ao político, em outra área da cidade: o Centro Cívico.
Para evitar embates e tentativas de invasão do prédio onde o líder do PT vai ser ouvido, o policiamento nas proximidades da Justiça Federal na capital paranaense está reforçado – cerca de 400 policiais estão de prontidão. Antes da chegada de Lula à sede da Justiça Federal paranaense, a Justiça havia negado dois recursos impetrados pela defesa do ex-presidente, na tentativa de evitar o depoimento desta quarta. Por volta das 13h20, o juiz Sérgio Moro já aguardava Lula no prédio.
Veja imagens da mobilização de apoiadores do ex-presidente: