metropoles.com

Emílio Odebrecht diz não saber de compra de área para Instituto Lula

Depoimento do ex-executivo da Odebrecht ao juiz Sérgio Moro, na condição de testemunha do ex-presidente Lula, durou seis minutos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PAULO GIANDALIA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
emílio odebrecht
1 de 1 emílio odebrecht - Foto: PAULO GIANDALIA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O ex-presidente executivo e atual presidente do Conselho de Administração da empreiteira Odebrecht, Emílio Odebrecht, foi ouvido novamente nesta segunda-feira (12/6) pela Justiça Federal no Paraná (JF/PR). O interrogatório ocorreu a pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O empresário disse que não se envolveu nos oito contratos firmados entre a empreiteira e a Petrobras, citados na ação penal. Ele também disse que não sabe se tais acordos estavam condicionados à aquisição de um imóvel para o Instituto Lula.

O empresário é testemunha de acusação em um dos processos a que o petista responde no âmbito da Operação Lava Jato.

A sessão ocorreu por meio de videoconferência e durou pouco mais de seis minutos. Apenas Cristiano Zanin Martins, advogado do ex-presidente, fez perguntas a Emílio.

Cristiano Martins, então, lembrou que Emílio afirmara, em depoimento anterior, ter se encontrado com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para discutir o projeto Gás Brasil, que também incluía a Bolívia. O advogado perguntou ao empresário se era comum que ele debatesse assuntos relacionados a óleo e gás com presidentes da República. “Sem dúvida nenhuma”, respondeu.

Emílio Odebrecht também disse que conhece Gilberto Carvalho, que foi titular da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo Lula, e negou ter conhecimento se o Grupo Odebrecht contratou o escritório Baker Mckenzie para buscar um acordo de leniência com autoridades estrangeiras.

O empresário voltou a ser ouvido nesta ação penal em razão de um recurso impetrado pelos advogados de Lula. Eles alegaram que o Ministério Público Federal (MPF) incluiu documentos ao processo sem tempo hábil para serem verificados antes da oitiva do empresário.

O argumento foi acolhido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?