Em vídeo, Gilmar Mendes é hostilizado por mulheres em Lisboa
Nas imagens, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aparece sozinho e reage apenas com um sorriso
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo que começou a circular no WhatsApp mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, sendo hostilizado por duas brasileiras na capital portuguesa, Lisboa. Nas imagens, o magistrado aparece sozinho em frente ao tradicional restaurante e confeitaria Benard, ao lado da livraria Sá da Costa, enquanto as mulheres o interpelam.
“O senhor é de uma injustiça imensurável. Inclusive, o senhor deve estar querendo se disfarçar aqui, andando como um comum dos mortais, coisa que não é”, afirma uma das mulheres, enquanto a outra filma. “O senhor não tem vergonha do que faz pelo país?”, indaga.
Gilmar Mendes reage apenas com sorriso desconcertado enquanto caminha, seguido pelas compatriotas.
Ela ainda diz: “Da sua cara, ninguém consegue se esquecer”. Enquanto isso, a mulher que filma fala “que vergonha, a gente pede a Deus para levar o senhor para o inferno”.O dia de gravação do vídeo é desconhecido. O último registro de viagem do ministro a Portugal data de novembro do ano passado. À época, ele representou o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) em seminário internacional na Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL).
Procurado pelo Metrópoles para confirmação da data em que o vídeo foi gravado, Gilmar Mendes não retornou o contato. A reportagem também tentou falar com a assessoria dele, mas não logrou êxito.