metropoles.com

Em pronunciamento à nação, Rosa Weber pede diálogo e tolerância

Ministra Rosa Weber disse ainda que “o voto de cada eleitor tem o mesmo peso”. Fala já é tradição na véspera das eleições presidenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber
1 de 1 Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

“É legitimo e saudável que todos façamos nossas escolhas, mas com olhos de ver o pensamento diferente como merecedor de respeito”, afirmou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber. A ministra fez um pronunciamento à nação, em cadeia nacional de rádio e TV, na noite deste sábado (6/10), e pediu anda mais diálogo e tolerância.

“Amanhã votaremos, participaremos da festa da democracia, e o voto de cada eleitor tem o mesmo peso. É preciso lembrar que neste domingo (7) decidiremos os rumos e o destinos da nação, por isso, não abramos mão desta chance e deixemos que os outros decidam por nós”, completou Weber.

A ministra lembrou ainda que a democracia é uma conquista diária e que a Justiça Eleitoral trabalhará “para garantir a sua liberdade de escolha, com sigilo do voto”. Depois que muitos candidatos questionaram a segurança das urnas, a presidente da Corte Eleitoral garantiu que o equipamentos são seguros e usados sem sequer um caso de fraude há 22 anos. “Isso para garantir um processo íntegro, ágil e auditável”

Confira a íntegra:

Pronunciamento à nação – Rosa Weber, presidente do TSE by Metropoles on Scribd

A fala aos eleitores brasileiros já é tradicional entre presidentes do TSE na véspera do primeiro turno das eleições. Em 2014, o ministro Dias Toffoli, agora presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também se pronunciou.

À época, Toffoli recomendou “reflexão e tranquilidade” no momento de votar e ressaltou que é o povo quem decide o comandante o país. Ele também destacou a importância da democracia e a força das instituições para a sua manutenção.

Pronunciamento de Temer Barrado
O presidente Michel Temer (MDB) também pretendia veicular um pronunciamento em rede nacional neste sábado. No entanto, a gravação foi barrada pela presidente do TSE. Rosa Weber afirmou que a fala do comandante do Palácio do Planalto poderia interferir no processo eleitoral.

Isso porque em um trecho do discurso Temer dizia que “vivemos hoje eleições polarizadas que é normal e até salutar”. Na avaliação da ministra, essa parte da fala poderia sugerir que apenas os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) concorrem à Presidência da República, ignorando os demais candidatos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?