metropoles.com

Em nota, MPF pede análise do veto de artigos do Abuso de Autoridade

Lei foi aprovada na quarta-feira (14/08/2019) no plenário da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ascom/PRR1
MPF
1 de 1 MPF - Foto: Ascom/PRR1

O Ministério Público Federal (MPF) pede, em nota pública divulgada nesta quinta-feira (15/08/2019), que seja analisado o veto de artigos do Projeto de Lei 7.596/2017, batizado de Abuso de Autoridade. A legislação, aprovada na Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (14/08/2019), vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A lei define os crimes de abuso de autoridade cometidos por agentes públicos, sendo servidor ou não, no exercício de suas funções. De acordo com a nota, o texto aprovado contém dispositivos que impossibilitam as atividades constitucionais desses agentes e representam sério risco à atuação do Ministério Público.

Assim, segundo os procuradores do MPF, nos termos em que o projeto de lei foi aprovada, poderão ser consideradas abuso de autoridade diversas ações que correspondem ao simples cumprimento das atribuições legais e constitucionais desses agentes.

“Como foi proposto, o PL levará ao enfraquecimento das autoridades dedicadas à fiscalizaçã̃o, à investigação e à persecução de atos ilícitos e na defesa de direitos fundamentais, ferindo a independência dos poderes e permitindo a criminalização de suas funções essenciais”, destaca o MPF.

A nota é assinada pelos coordenadores das Câmaras de Coordenação e Revisão do MPF que atuam nas áreas de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral, Criminal, Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Combate à Corrupção e Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional e pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?