metropoles.com

Em meio a conflitos, Fux e Bolsonaro discutem “limites dos Poderes”

Chefe do Executivo disse que “não pretende sair dos limites”, mas voltou a criticar ministro Barroso e falou em “contagem pública de votos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF
1 de 1 Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) se reuniu, nesta segunda-feira (12/7), com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para tratar dos “limites dos Poderes”. O movimento ocorre em meio às desavenças do chefe do Executivo com o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

Em conversa com a imprensa, após a reunião, Fux afirmou ter convidado Bolsonaro a comparecer no Supremo “diante dos últimos acontecimentos”. Segundo ele, é importante ressaltar “o respeito às instituições e os limites impostos pela Constituição”.

“Convidei o presidente da República para uma conversa diante dos últimos acontecimentos, onde debatemos quão importante para a democracia brasileira é o respeito às instituições, os limites impostos pela Constituição”, afirmou Fux. Segundo ele, Bolsonaro “entendeu”.

“Ao final, nós combinamos reunião entre os três poderes para fixarmos balizas sólidas para a democracia brasileira tendo em vista a estabilidade do nosso regime político”, declarou o presidente do STF, sem divulgar a data do encontro entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Ao sair da reunião, Bolsonaro também confirmou o assunto tratado. Ele disse que está “perfeitamente alinhado” com Fux. “Reconhecemos que nós dois temos limites e esses limites são definidos pelas quatro linhas da Constituição”, afirmou o chefe do Executivo.

“Basicamente foi essa conversa, durou 20 minutos e estamos perfeitamente alinhados, respeitosos para com a Constituição e cada um se policiar dentro do seu poder, no tocante aos limites. Nós, do Poder Executivo, não pretendemos sair desses limites. Essa, basicamente foi a linha de conversação com o senhor ministro, presidente Fux”, declarou.

“Problema com Barroso”

Recentemente, Bolsonaro tem atacado o ministro do Supremo e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, ao defender o voto impresso. Ele quer que o novo modelo seja implementado, alegando que o atual sistema eleitoral, com urnas eletrônicas, permite fraude. Bolsonaro, no entanto, não apresenta provas.

Na saída do STF, Bolsonaro voltou a criticar Barroso. Ele negou que estivesse atacando o ministro, mas que tem “um problema” com o magistrado.

“Eu estou com um problema com um ministro aqui, que é normal, né? Pode acontecer. Ele está tendo um ativismo legislativo, o que não é concebível”, disse Bolsonaro.

“A questão do voto impresso. Nada mais além disso. Eu acredito que nós, ao apresentarmos e lutarmos por mais uma maneira de tornar as eleições mais transparentes, deveria ser digno de aplauso por parte dele. Afinal de contas, ele não é uma pessoa qualquer. Além de ministro do Supremo, ele é presidente do TSE”, completou.

Na entrevista, o chefe do Executivo federal foi indagado sobre o que fará caso o Congresso Nacional não aprove uma PEC que trata do assunto (leia mais abaixo) a tempo do pleito do próximo ano. O Parlamento precisa aprovar mudanças no sistema eleitoral até um ano antes das eleições, ou seja, em outubro deste ano. Segundo Bolsonaro, sem a implementação do voto impresso, ele disse que irá pedir a “contagem pública dos votos”.

“O Congresso… Eu respeito o Parlamento brasileiro. Nós vamos querer a contagem pública dos votos e isso já é lei. Isso já está garantido, a contagem pública dos votos”, prosseguiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?