Manifestantes contra e pró-Lula fazem ato na Praça dos Três Poderes
Grupos se reuniram na frente do Supremo Tribunal Federal (STF) às 18h. Um total de 900 pessoas estiveram no local
atualizado
Compartilhar notícia
O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mobiliza protestos em todo o país. Grupos a favor e contra o petista se manifestaram, no fim da tarde desta terça-feira (23/1), na Praça dos Três Poderes. Segundo a Polícia Militar, havia cerca de 500 pessoas favoráveis à prisão do político e 400 contrárias.
Intitulada de “Ato em Defesa da Justiça”, a demonstração que cobrava punição a Lula foi organizada pelo movimento Vem Pra Rua. No mesmo local, a militância petista fazia uma “vigília cultural” em defesa do ex-presidente. Por volta das 20h30, o público começou a deixar o local.
Na quarta-feira (24), dia do julgamento, os apoiadores de Lula se reunirão na Praça dos Aposentados do Conic, às 10h.
Os atos ocorrerão sob os olhos das forças de segurança, as quais possuem planejamento estratégico e estão “preparadas” para atuar, segundo o governo. A Secretaria da Segurança Pública disse, em nota, que está verificando possíveis manifestações não formalizadas.
Lula foi condenado, em primeira instância, a 9 anos e 6 meses de prisão. O veredito foi dado pelo juiz federal de Curitiba (PR) Sérgio Moro. Amanhã, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), os desembargadores decidem se mantêm a decisão, absolvem o ex-presidente – como quer a defesa – ou aumentam a pena imputada por Moro – conforme pretende o Ministério Público Federal (MPF).