metropoles.com

Eleições: TSE nega pedido de Lula para participar de debate eleitoral

Decisão é do ministro Sérgio Banhos, da Corte Eleitoral. Candidato queria estar presente em confronto realizado pela Rede TV

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, nesta quinta-feira (16/8), recurso impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele participasse de debate presidencial. A decisão é do ministro Sérgio Banhos. Evento acontecerá nesta sexta-feira (17) e é realizado pela emissora Rede TV.

Na decisão, o ministro entendeu que a prisão de Lula está ligada com questões criminais, que não podem ser analisadas pela Justiça Eleitoral. “Carece esta Justiça especializada de atribuição constitucional e legal para intervir em ambiente carcerário, no qual em curso o cumprimento, ainda que provisório, de sanção penal, dispondo sobre a eventual utilização intramuros de aparato tecnológico que possibilite, para além de todas as demais questões jurídicas certamente envolvidas, a participação do segundo requerente, por videoconferência ou por meio de vídeos pré-gravados, em debates a serem realizados nos mais diversos meios de comunicação social”, diz trecho do documento.

Confira a íntegra:

Decisão TSE by Metropoles on Scribd

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado em segunda instância na Operação Lava Jato. Sua sentença é de 12 anos e 1 mês de prisão em decorrência do caso tríplex do Guarujá (SP). Ele está recluso desde 7 de abril, na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba (PR).

Nessa quarta (15), o PT protocolou o registro da candidatura do ex-presidente. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é o vice da coligação. A chapa O Povo Feliz de Novo reúne, além do PT, o PCdoB e o Pros. O documento de formalização da candidatura foi assinado às 17h12 dessa quarta, pelas mãos da dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffman.

Outro lado
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve recorrer da decisão do ministro Sérgio Banhos, que barrou a participação do petista no debate da RedeTV!. Os advogados pretendem pedir a substituição do ex-presidente no evento pelo vice na coligação, o ex-prefeito paulista Fernando Haddad.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?