metropoles.com

Dodge: “Para ter desenvolvimento, é preciso ambiente jurídico seguro”

A procuradora-geral participou da sessão solene em comemoração aos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira (3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ STJ
Sessão solene no STJ
1 de 1 Sessão solene no STJ - Foto: Divulgação/ STJ

Durante sessão solene realizada nesta quarta-feira (3/4) em comemoração aos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que para haver desenvolvimento econômico e social no Brasil é necessário um ambiente jurídico seguro.

O presidente da Corte, ministro João Otávio de Noronha, discursou sobre a independência do Judiciário. “A independência do Poder Judiciário em um cenário de tensões sociais é fundamental para a garantia do bom funcionamento dos três poderes no Brasil”, afirmou o magistrado.

Ao comentar o contexto de criação e o futuro do STJ, o presidente do tribunal refletiu sobre os desafios atuais do planeta, sobretudo as situações de grandes crises migratórias, terrorismo e a luta contra os regimes autoritários.

De acordo com Noronha, todos esses fatores são desafios crescentes para o poder Judiciário. “A realidade é chocante. Fronteiras e mares transformam-se em cemitérios. Ainda estamos longe de reconhecer que solidariedade não tem barreiras alfandegárias nem existe pela metade – ou é ou não é”, completou.

Além do presidente da Casa e da procuradora Raquel Dodge, compareceram à reunião o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); o ministro da Segurança e Justiça Pública, Sérgio Moro; e o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.

Eram esperados na reunião o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão.

Medidas
O presidente do tribunal falou sobre as medidas que anda tomando para o futuro do órgão. “Do ponto de vista administrativo e operacional, tornou-se [o tribunal] modelo nacional e internacional em processos eletrônicos, gestão socioambiental e transparência, requisitos que lhe dão o status de tribunal da eficiência. Em todos os sentidos, portanto, uma corte de vanguarda e, por isso, de referência”, resumiu Noronha. (Com informações do STJ)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?