metropoles.com

Dodge estuda recurso sobre decisão que libera presos em 2ª instância

De acordo com a procuradora-geral da República, o início do cumprimento das penas nesta fase do processo não fere a Constituição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson Jr./SCO/ST
raquel dodge
1 de 1 raquel dodge - Foto: Nelson Jr./SCO/ST

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, estuda entrar com recurso sobre a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou nesta quarta-feira (19/12) soltar todos os presos condenados em segunda instância. Para Dodge, o início do cumprimento das penas nessa fase do processo não fere a Constituição Federal.

A procuradora-geral foi pega de surpresa com a decisão de Marco Aurélio. Embora ainda não tenha sido intimada, Dodge resolveu convocar uma reunião, junto com sua equipe, para analisar medidas judiciais cabíveis no caso. Ela afirma que a prisão em segunda instância garante a efetividade ao Direito Penal e contribui para o fim da impunidade.

De caráter provisório, a decisão de Marco Aurélio atendeu a pedido do PCdoB e atinge, inclusive, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem recursos pendentes em tribunais superiores. O ministro afirmou que a execução de pena deve ser apenas para aqueles que tenham sido presos com o trânsito em julgado.

A decisão de Marco Aurélio pode ser revertida a partir desta quinta-feira (20), quando começa o recesso do Supremo e Dias Toffoli assume o plantão até o dia 13 de janeiro. Nesse caso, cabe ao presidente do tribunal tomar decisões em caráter de urgência. Toffoli chegou a convocar a equipe da presidência para uma reunião emergencial sobre a decisão de Marco Aurélio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?